• A Cataplana é o mote para um espetáculo de teatro, música, dança e gastronomia, onde se discutem temas como a história do Algarve, a condição humana ou o Amor. No final é servido ao público uma receita de cataplana, confecionada pela equipa da Tertúlia Algarvia, acompanhada por vinhos produzidos na região.
O espetáculo Cataplay vai estar pela primeira vez em cena na cidade de Albufeira, no Auditório Municipal dia 26 de Janeiro às 19h30, no âmbito da digressão que está a realizar em vários concelhos do Algarve.
O Cataplay não é apenas uma peça de teatro, mas um espetáculo de humor que conjuga diferentes artes, como a música e a dança. A gastronomia surge no final da apresentação, com a degustação de uma receita de cataplana, confecionada pela equipa da Tertúlia Algarvia, acompanhada por vinhos produzidos na região.
Em palco estão os atores Mário Spencer e Tânia Silva, que interpretam duas personagens em conflito - o Afamado Al-Chef e a Cozinheira Marafada – que discutem entre si sobre as receitas da vida, da sociedade, da paixão ou do amor, ao mesmo tempo que refletem sobre as origens da cataplana, esse utensílio misterioso e único no mundo.
Os bilhetes para o espetáculo, que incluem a experiencia gastronómica, custam 10 euros para o público em geral e 8,5 euros para menores de 30 anos e maiores de 65. Também há bilhetes familiares, a 25 euros, que garantem o ingresso a dois adultos e uma criança a partir dos seis anos. Os ingressos podem ser adquiridos online ou no Auditório Municipal de Albufeira, no dia do espetáculo, a partir das 17h30.
O Cataplay é um projeto promovido pela Tertúlia Algarvia com financiamento do Programa 365 Algarve; e apoios de: A Fera – Associação Cultural, Spencer Productions, CM Albufeira, CM Castro Marim, CM Faro, CM Lagos, CM Loulé, CM Monchique, CM Olhão, CM São Brás de Alportel, CM Tavira, CM Vila do Bispo, CM Vila Real Santo António, IPDJ Faro, Sul Informação, RUA FM, Mercearia Bio, Quinta da Tôr, ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve
// SINOPSE
Na vida, somos todos comidos. Uns mais do que os outros. Por prazer ou tórrido amor. Por inveja ou a mais crua maldade. Por inocência ou mera conveniência. Sobre a cataplana pouco ou nada se sabe. Desconhece-se as origens, o sexo ou proveniência do seu inventor. Homem ou mulher? Árabe ou algarvia? Chef ou cozinheira? A receita para uma boa Cataplay é: 2 pessoas, 5 dentes de alho, 1 conflito, sonoridades várias, 2 pontos de vista e 1 toque pessoal.
Intérpretes: Mário Spencer e Tânia Silva.
Encenador: João de Brito.
// DIGRESSÃO
JANEIRO
26 - ALBUFEIRA, Auditório Municipal de Albufeira, 19H30
FEVEREIRO
08 - FARO, Auditório do IPDJ, 19H00
MARÇO
02 e 03 - MONCHIQUE, Mercado Municipal de Monchique, 19h00
10 - VILA DO BISPO, Centro Cultural de Vila do Bispo, 18H00
23 - OLHÃO, Biblioteca Municipal José Mariano Gago, 19H00
29 - VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO, Centro Cultural António Aleixo, 19H00
30 – LAGOS, Centro Cultural de Lagos, 19H00
ABRIL
12 e 13 - LOULÉ, Auditório do Convento do Espírito Santo, 19H00
26 - CASTRO MARIM, Mercado Municipal de Altura, 17H30
27 - SÃO BRÁS DE ALPORTEL, Mercado Municipal de São Brás de Alportel, 18H30
MAIO
11 - TAVIRA, MERCADO DA RIBEIRA, 19h00
18 – FARO, Museu Municipal de Faro, 18H00
25 – CASTRO MARIM, Centro Multiusos do Azinhal, 18H00
Por: CataPlay