Martim Longo recebe, no próximo dia 6 de setembro, a 4ª edição do concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia”, visando a promoção dos produtos locais, a divulgação das tradições gastronómicas e a sustentabilidade social e económica do concelho de Alcoutim.

A organização do evento está a cabo da Câmara Municipal de Alcoutim, da Junta de Freguesia de Martim Longo, da APROFIP – Associação de Produtores de Figo da Índia Portugueses e da ADECMAR – Associação de Desenvolvimento Etnográfico Cultural de Martim Longo lançaram o concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia”.

Tendo como mote principal a sensibilização das populações para a importância estratégica dos produtos endógenos, como o figo da Índia, o mel, a alfarroba, a amêndoa e a bolota, no contexto do desenvolvimento do Nordeste Algarvio.

O concurso pauta pelo incentivo à inovação e ao empreendedorismo de modo a aproveitar os produtos autóctones e a sustentabilidade local, valorizando os saberes milenares da Dieta Mediterrânica.

Cada concorrente poderá apresentar apenas uma receita original. Serão admitidas a concurso as receitas que contenham na sua confeção o fruto figo da Índia numa percentagem igual ou superior a trinta por cento, que serão avaliados por um júri composto por chefs internacionais e representantes da Confraria dos Gastrónomos do Algarve.

No final, serão eleitas as três receitas que obtiverem as pontuações mais elevadas. O primeiro classificado ganhará um jantar para duas pessoas, no restaurante S. Gabriel, na Quinta do Lago, em Almancil e um prémio pecuniário no valor de 250€. Ao segundo classificado cabe o prémio de um fim de semana para duas pessoas, no Hotel Hilton, em Vilamoura. O terceiro classificado receberá um fim de semana para duas pessoas, com pequeno-almoço incluído, no Hotel Apartamento do Golf, em Vilamoura (exceto os meses de junho, julho e agosto). Além destes, haverá o prémio inovação que oferece um fim de semana na Pousada da Juventude de Alcoutim e um passeio de barco no rio Guadiana.

Quem quiser participar poderá fazer a sua inscrição na Junta de Freguesia de Martim Longo, na Câmara Municipal de Alcoutim ou através da internet em www.cfigodaindia.blogspot.pt ou emwww.cm-alcoutim.pt.

 

Por CM Alcoutim