De 24 a 26 de janeiro realiza-se a 4.ª edição da Race Nature Albufeira, uma prova de BTT aberta a todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas federados ou não federados, de ambos os sexos, maiores de 18 anos.
A prova, que é organizada em parceria pelo Município de Albufeira e a Cabreira Solutions, conta com a colaboração do movimento associativo local ligado à modalidade, nomeadamente a secção de BTT do Clube Desportivo Areias de São João e o Clube de BTT de Albufeira. A Conferência de Imprensa de apresentação do evento decorreu ontem, nos Paços do Concelho, sendo que nesta data já há 987 atletas inscritos, prevendo-se um novo recorde com a participação de mais de 1000 atletas. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, sublinha que “a Race Nature tem vindo sempre a crescer, desde a primeira edição, o que confirma a qualidade da iniciativa e da organização, pelo que já se pondera que em 2026, ano em que Albufeira é Capital Europeia do Desporto, o evento possa assumir-se como uma referência a nível europeu”.
A “Race Nature Albufeira” está de regresso para mais uma edição, a quarta, que promete um novo recorde de participação; mais de 1000 atletas de 21 nacionalidades. A Conferência de Imprensa de apresentação do evento decorreu ontem, 8 de janeiro, na sala de reuniões do primeiro piso dos Paços do Concelho de Albufeira, com as presenças do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, do diretor técnico da prova, João Cabreira, e do vice-presidente da Câmara Municipal com a responsabilidade do pelouro do Desporto, Cristiano Cabrita.
À semelhança das edições anteriores, a prova é constituída por um Prologo de 1,6 quilómetros, com os ciclistas a pedalarem pela baixa da cidade, com a partida do primeiro atleta marcada para as 19h00, do dia 24 de janeiro, sexta-feira, e duas etapas a passarem por diferentes zonas do concelho. No dia 25, sábado, a etapa 1 desenvolve-se ao longo de 74,5 quilómetros, com partida às 9h00 em direção ao interior do concelho e no dia 26, domingo, a etapa 2 irá percorre 65,5 quilómetros, com a saída dos atletas marcada, igualmente, para as 9h00, num percurso pela zona costeira de Albufeira, com destaque para a passagem pelas falésias da praia conhecida como uma das mais bonitas praias do mundo; a Praia da Falésia.
De acordo com informação disponibilizada pela organização a Race Nature Albufeira tem apresentado um crescimento contínuo: no primeiro ano, em 2022, a prova contou com 300 atletas inscritos; 450 em 2023; 800 em 2024 e 987, em 2025, quando ainda falta mais de duas semanas para a realização da prova. O evento, que conta com a participação de atletas de 21 nacionalidades, traz a Albufeira, durante três dias, mais de 2000 pessoas, entre atletas, familiares e staff.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que se trata de “um evento que todos os anos atrai cada vez mais atletas, nacionais e internacionais, o que confirma a qualidade da prova, bem como o nível da organização. A Cabreira Solutions tem créditos firmados ao nível da organização de eventos desportivos, veja-se por exemplo o sucesso da corrida de São Silvestre, que contou, igualmente, com a sua organização”. José Carlos Rolo agradeceu a colaboração do Clube Desportivo das Areias de São João, que considerou uma espécie de veteranos da Race Nature por ajudarem na organização do evento desde a primeira edição, e do Clube de BTT de Albufeira, pelo excelente contributo que dão à realização de atividades desportivas realizadas pelo Município. “Somos um concelho relativamente pequeno mas com um movimento associativo com uma enorme dinâmica”, afirmou José Carlos Rolo que sublinha “a organização de eventos de sucesso, acabam por ser falados nos meios de comunicação social, bem como pelos atletas e respetivas famílias, reforçando a imagem positiva do concelho e a importância da atribuição a Albufeira do título “Cidade Europeia do Desporto 2026”.
João Cabreira, diretor técnico da prova afirma que “é inédito ter, desde a primeira edição, a colaboração de associações locais desportivas na organização do evento, pelo que é fundamental agradecer estas sinergias que nos ajudam a crescer e a evoluir”. Este evento implica um grande impacto ao nível da economia local, disse. “Veja-se que do total de 1000 atletas, apenas 200 são da região, o que significa que vamos ter mais de 800 pessoas a pernoitar na hotelaria do concelho, a fazer refeições nos restaurantes e compras no comércio local”. Depois, salientou, “esta prova tem a particularidade de não causar transtorno à população, uma vez que os atletas só circulam na zona urbana no primeiro dia, no Prólogo, com a partida dos ciclistas às 19h00, quando o comércio local já está quase todo encerrado, sendo que as duas etapas, nos dias seguintes, são feitas através de navegação por GPS, o que obriga ao cumprimento das regras de trânsito, com a chegada dos últimos atletas à Praça dos Pescadores já em ritmo de passeio”. Este ano temos a iniciativa “Pedala por uma Causa”, uma ação de responsabilidade social integrada no projeto Rubis por uma Causa, que visa a angariação de fundos destinados a apoiar instituições de solidariedade social. Assim, durante os três dias da Race Nature há um conjunto de bicicletas estáticas na Praça dos Pescadores para que todos possam dar o seu contributo. Refira-se que por cada quilómetro pedalado, a Rubis vai doar 5,00€ a uma instituição local. Destaque-se, ainda, a vertente ambiental da prova refletida na adoção de medidas de ecossustentabilidade, das quais destacamos a substituição de copos plásticos por copos de papel, a “Pegada Positiva”, que tem por objetivo deixar os locais mais limpos do que os encontrámos, limpando os percursos antes da passagem dos atletas e após a sua passagem e o “Ecossorteio” que irá sortear três prémios pelos atletas mais preocupados pela natureza.
João Cabreira reforçou que “durante três dias mais de 1000 atletas, nacionais e internacionais, entre ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas, federados e não federados, de ambos os sexos, vão pedalar pelos locais mais emblemáticos da zona urbana da cidade, estradas, caminhos rurais e trilhos de belas paisagens do interior do concelho de Albufeira, o que constitui uma excelente oportunidade de promoção em plena época baixa”. Terminou lançando o desafio para “que no próximo ano a Race Nature se assuma como uma prova internacional de referência”.
Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara e responsável pelo pelouro do Desporto, refere que nesta quarta edição da Race Nature é fundamental fazer o balanço da iniciativa. “Quando abraçámos este projeto, tínhamos por objetivo inicial trazer o desporto e dar alma e vida à baixa da cidade durante a época baixa e, digo-vos, é muito gratificante voltarmos a ter muita gente na baixa para assistir ao evento”. Podemos afirmar que o balanço é muito positivo, disse, sendo que o número de atletas inscritos na prova de ano para ano fala por si. Este crescimento resulta do trabalho desenvolvido por uma empresa que tem provas dadas na organização de eventos desportivos e pela colaboração efetiva dos nossos parceiros, nomeadamente o Clube das Areias de São João e o Clube de BTT de Albufeira. No que se refere estritamente ao Município há a salientar que “desenhámos uma Estratégia que passa pela organização de um conjunto de eventos âncora que têm por objetivo ajudar a combater a sazonalidade e a divulgar e promover o nosso património natural e cultural, também através do Desporto, de que são exemplo, entre outros, a Corrida de São Silvestre, a Race Nature, o Crosse Internacional das Amendoeiras e a Volta ao Algarve em Bicicleta, eventos que acrescentam e valorizam a imagem de Albufeira. Para 2026, um dos principais objetivos já foi alcançado: Albufeira conquistou o galardão de Cidade Europeia do Desporto 2026. Agora temos que continuar a trabalhar para mantermos esta distinção; pelo que há um conjunto de provas a realizar e objetivos a alcançar com a colaboração dos parceiros que nos dão credibilidade”. A concluir, disse, quero apenas reforçar o que já foi dito pelo presidente José Carlos Rolo e pelo João Cabreira, ou seja temos todas as condições ao nível das infraestruturas desportivas indoor e ao ar livre para a organização de grandes eventos desportivos, Know-how especializado e parceiros credíveis, pelo que “lanço o repto à comunicação social para que, como é óbvio, não deixem de alertar para as situações menos boas, mas que ajudem, também, a passar uma imagem positiva do nosso território, o que é fundamental e faz com que todos saiam a ganhar”.