Dia 22 de Fevereiro, às 12h30, na Avenida dos Descobrimentos

Albufeira é o ponto de partida da 4.ª etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta, que liga o concelho ao Alto do Malhão, numa extensão de 170 quilómetros. No dia 22 de fevereiro, o pelotão arranca às 12h30, da Avenida dos Descobrimentos, junto à Câmara Municipal. A etapa de Albufeira volta a acolher um evento inédito, este ano dedicado às Famílias. Antes do início da prova, haverá o Passeio da Família em Bicicleta, aberto a toda a população.

O pelotão da Volta ao Algarve em Bicicleta prepara-se para dar início à 46.ª edição do evento de ciclismo mais mediático da região. Entre 19 e 23 de fevereiro, as equipas irão percorrer cinco etapas e um total de 771,4 quilómetros.

A prova começa com uma ligação de 195,6 quilómetros, entre Portimão e Lagos, prevendo-se uma chegada ao sprint. A segunda tirada liga Sagres ao alto da Fóia, em Monchique, ao longo de 183,9 quilómetros, adivinhando-se que seja o primeiro confronto entre os candidatos à camisola amarela final. Os velocistas têm nova oportunidade na terceira etapa, a mais longa da competição, 201,9 quilómetros, entre Faro e Tavira.

Ao quarto dia, 22 de fevereiro, o pelotão parte de Albufeira para chegar ao Alto do Malhão, em Loulé, depois de cumpridos 169,7 quilómetros. A partida está prevista para as 12h30, na Avenida dos Descobrimentos, no cruzamento entre os Bombeiros Voluntários e a Câmara Municipal.

Este ano, a Federação Portuguesa de Ciclismo dedica um espaço à Família, com a organização do Passeio da Família em Bicicleta, que vai juntar ciclistas de todas as idades. O percurso terá uma extensão de 3 quilómetros e será liderado pela equipa feminina 5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ. Recorde-se que na última edição da Volta ao Algarve foi realizado um Passeio Feminino, que contou com a presença de figuras públicas ligadas ao desporto.

A Volta termina com um contrarrelógio individual de 20,3 quilómetros, com início e final em Lagoa.

Percurso
19 de fevereiro – 1.ª Etapa: Portimão – Lagos, 195,6 km

20 de fevereiro: – 2.ª Etapa: Sagres – Fóia (Monchique), 183,9 km

21 de fevereiro – 3.ª Etapa: Faro – Tavira, 201,9 km

22 de fevereiro – 4.ª Etapa: Albufeira – Malhão (Loulé), 169,7 km

23 de fevereiro – 5.ª Etapa: Lagoa – Lagoa, 20,3 km (CRI)

 

Por: CM Albufeira