“Somos 13 atletas, de norte a sul do país, unidas pela paixão pelo ciclismo”, afirmou Celina Carpinteiro, uma das mentoras do projeto a par com Orieta Oliveira. As atletas decidiram pedalar rumo a um novo desafio e formaram a “5Quinas/Município de Albufeira: “somos a primeira equipa do género no Algarve e queremos revolucionar o ciclismo feminino, dando a merecida visibilidade às atletas e à cidade de Albufeira“, destaca Orieta Oliveira. “Ambicionamos crescer enquanto equipa e angariar muitas mais praticantes, incentivando as camadas mais jovens à prática da modalidade”, completa Celina, campeã nacional de BTT, tricampeã nacional de estrada e vice-campeã no contrarrelógio.
Depois da apresentação pública no pódio da “Algarvia”, a equipa recebeu alguns convidados no hotel Luna Miramar. “Estamos a testemunhar um momento importante ao assistirmos à formação da primeira equipa feminina de ciclismo, que promete fazer história no Algarve, competindo de forma saudável, e levando o nome de Albufeira a outras paragens”, salientou José Carlos Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal.
Durante a apresentação, o presidente da Assembleia Municipal elogiou a vontade e o empenho demonstrado pelas ciclistas na criação do projeto: “a vossa garra irá ser transposta para as provas e estou certo que levarão Albufeira mais além, deixando-nos com um orgulho redobrado quando vos virmos triunfar”.
O presidente da APAL, José Lourenço dos Santos salienta “queremos ajudar a levar o nome de Albufeira mais além e para isso iremos ajudar a equipa a alcançar os seus objetivos”.
No sábado, dia 21, a equipa entrou a triunfar na prova Algarve Granfondo nas distâncias de 165km e 135km, prova que percorreu a dura serra Algarvia.
Por 5Quinas