A água, esse líquido mágico, sem o qual nunca teria existido vida na Terra … no nosso Planeta … é o composto químico mais simples da Natureza … a miraculosa fonte da vida … 2 átomos de Hidrogénio e 1 átomo de Oxigénio … H20 … e que parece ter sido onde surgiram os primeiros seres vivos há nada mais nada menos que 3,5 biliões de anos … então seres com uma única célula … bactérias, algas e outros microrganismos. Só muito mais tarde foram progressivamente surgindo os seres vivos mais complexos até chegar … milhões de anos depois … ao organismo humano. Aquele precioso líquido é tão importante que todos os organismos vivos a têm na sua composição e sem a qual o seu metabolismo, que os mantem vivos, não seria possível.
Mais de 60% do nosso organismo, do organismo humano, é constituído por água … ou seja dois terços. Apenas o outro terço não é água! Todavia, apesar da enormíssima quantidade de água existente no Universo, a Terra é considerada o único Planeta com vida … o único privilegiado em todo o Universo … conquanto continue por provar se estamos, ou não, sozinhos naquele incomensurável Cosmos! Depois do célebre “Big Bang”, que fez expandir o Universo, os primeiros 400 milhões de anos parecem ter sido hostis e desoladores, com temperaturas acima dos 200 graus centígrados, e só muito mais tarde a Terra foi esfriando o que permitiu o aparecimento de água líquida, que cobre grande parte do Planeta.
Todavia, os oceanos ocupam mais de 70% daquela superfície e apenas escassos 3% são de água doce … utilizável pelos organismos vivos! A distribuição de água doce não é uniforme, o que faz com que diversas regiões sofram de escassez hídrica. No total, cerca de 2 litros de água são necessários e eliminados diariamente pelo nosso organismo, pelo que a mesma quantidade deve ser ingerida para satisfazer aquelas necessidades diárias e evitar a desidratação … água e alimentos ricos em água, como frutas e vegetais. A relação com os recursos hídrios vai muito para alem das necessidades fisiológicas … daí que desde o início da História Humana o seu desenvolvimento se verificou perto de rios e lagos …o Nilo no Egipto, o Tigre e o Eufrates no Crescente Fértil … da Babilónia.
O uso de quantidades de água cada vez maiores, em particular na indústria e na agricultura levanta sérios problemas e está a levar à sua escassez, situação agravada por fatores climáticos … o aquecimento global … conduzindo certas regiões à desertificação. Há muitas dezenas de anos atrás … na minha meninice … já se ouvia falar naquela desertificação a que zonas como o Algarve e a Andaluzia estariam condenadas! Na altura, na minha total ingenuidade, imaginava que uma tal situação necessitaria de centenas de anos … mal sabia eu que em escassas dezenas de anos … e não centenas … aquele terrível espectro se confirmaria nos nossos dias e aí está ele a fazer parte das nossas preocupações.
Infelizmente vivemos num País onde os grandes problemas são colocados em “banho-maria” … e aí ficam indefinidamente … haja em vista o novo aeroporto, a linha de caminho de ferro de bitola europeia … e tantos outros! Quem nos dera que reaparecesse por aí esse saudoso e grande empreendedor que se chamou Duarte Pacheco … que ainda hoje, oitenta anos após o seu trágico desaparecimento é recordado com saudade! Que se saiba os nossos governantes apenas se preocupam com a poupança daquele precioso líquido, aumentando o seu custo e estabelecendo medidas restritivas no acesso … e que se saiba nenhumas verdadeiras medidas de poupança estarão a ser estudadas.
O que é que pode ser feito? Desde logo a melhoria e conservação das redes de abastecimento, cujos desperdícios rondam os 30-40%, o reaproveitamento das águas residuais domésticas para os sanitários … o que se faz há muito mais de 50 anos nos países civilizados e origina uma poupança de cerca de 30 a 40%, a reutilização das águas residuais tratadas em limpeza, rega de campos e golfe e recarga artificial de águas subterrânea … há países onde a água reciclada é gratuita. Finalmente a dessalinização em regiões vizinhas dos oceanos … que hoje se utiliza na grande maioria dos países civilizados … em 2022 estavam em funcionamento mais de 21 mil estações de dessalinização em todo o mundo, quase o dobro do que se verificava há 10 anos! E em Portugal ...? Os nossos governantes parecem não ter a noção de que a água é a força vital do nosso Planeta!