Por regulamentação, promove mensalmente um jantar na primeira sexta-feira do mês, em torno de um vinho de determinada região vinícola.
Conta atualmente com 93 membros das quais 16 mulheres, nas categorias de confrades efetivos, confrades Mestre (ligados ao setor do vinho) e de Honra (pessoas coletivas).
Ao longo de nove anos tem participado em diversas iniciativas, a convite de outras Confrarias e associações. Procura também associar-se a causas solidárias, como é o caso da Caminhada Solidária, com recolha de bens para pessoas carenciadas que termina com uma refeição convívio oferecida a mais de 200 pessoas, que já vai na sua terceira edição.
Principais objetivos:
-Fomentar, encorajar e desenvolver relações de amizade, cooperação e confraternização entre os confrades, bem como com outras associações, com vista à defesa do prestígio e expansão da cultura e valores tradicionais portugueses;
-Promover e apoiar a valorização dos conhecimentos dos seus associados no que respeita ao vinho;
-Promover, divulgar e defender os vinhos nacionais e em particular os do Algarve;
-Promover a colaboração com instituições, organismos e serviços públicos do concelho de Albufeira.
Em 2009, e com apenas 30 membros, a Confraria partiu para um projeto ambicioso: a realização de um evento desejado a Sul do País e leva a cabo a 1ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal, em Albufeira, que contou com a participação de 42 produtores das várias regiões vinícolas portuguesas.
Passados nove anos, o número dos profissionais que desejam estar presentes no certame quase triplicou, com os pedidos de participação para a edição deste ano a excederem a lotação do EMA - Espaço Multiusos de Albufeira, espaço onde habitualmente decorre a mostra, com 110 expositores já confirmados.
Este ano realiza-se ainda, nos dias 22 e 23 de abril, o 4º Concurso de Vinhos aprovado pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV). O evento, que não é aberto ao público, acontece na sede da Confraria, em Paderne, com duas câmaras de provadores a concorrer em provas cegas. Os prémios serão depois entregues no primeiro dia da Grande Mostra de Vinhos de Portugal, no jantar de boas vindas aos produtores.
Por: Confraria Bacchus





