Começou esta segunda feira, 8 de junho, a 2ª fase de distribuição de máscaras comunitárias no concelho de Lagoa.

A nova fase da entrega de máscaras de uso social é assegurada pelas Juntas e Uniões de Freguesia do concelho. Destina-se às pessoas que não receberam este equipamento de proteção individual por algum dos vários motivos identificados durante o primeiro período de distribuição que decorreu de 12 de maio a 5 de junho 2020.

A entrega das máscaras faciais nesta 2ª fase responde a pedidos diretos dos cidadãos que podem optar por dirigir-se presencialmente às instalações das Juntas e Uniões de Freguesias ou contactar via telefone.

No caso da Junta de Freguesia de Porches, o telefone a usar para este efeito é o 966 011 927.  Já a União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro tem ao dispor o 960 457 017.  A União de Freguesias de Estômbar e Parchal é contactável pelo 282 420 030. A Junta de Freguesia de Ferragudo tem o nº 282 461 369.

Os serviços das Juntas e Uniões de Freguesia também levam máscaras ao domicílio de pessoas que pertençam a grupos de risco identificados (mais de 65 anos, doenças crónicas, autoimunes ou outras).

Durante a 1ª fase foram entregues 40 500 máscaras comunitárias neste concelho algarvio. A distribuição foi coordenada pelo Município e executada pelos seus funcionários.

Recorde-se que para limitar a transmissão de SARS-CoV-2 na comunidade, a Direção Geral de Saúde recomenda o uso de máscaras a “todas as pessoas que permaneçam em espaços interiores fechados com um número elevado de pessoas [supermercados, farmácias, lojas ou estabelecimentos comerciais, transportes públicos], como medida de proteção adicional ao distanciamento social, à higiene das mãos e à etiqueta respiratória.”

 

Por: Município de Lagoa