Por Teresa Lourenço | Nutricionista | Cédula Profissional 3087N tmlourenconutricao@gmail.com

As ervas aromáticas, têm um aroma exemplar e caraterístico.

Adicioná-las aos pratos é adicionar personalidade e um toque mediterrânico, o que permite reduzir a adição de sal.

O consumo sal em excesso tem sido verificado nos últimos anos, em Portugal e é considerado um fator para o aumento da pressão arterial e, consequentemente, para o aumento do risco de doenças cardiovasculares. Não esquecer que todos os alimentos têm sal na sua constituição e que, também existem pessoas que precisam de aumentar o seu consumo, por ex. quem transpira muito ao longo do dia. As recomendações têm sempre que ser adaptadas ao individuo.

A Organização Mundial da Saúde aconselha uma ingestão diária de 5g de sal. Contudo, de acordo com dados do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, a população portuguesa consome cerca de 7,3g de sal por dia.

As ervas aromáticas permitem mascarar a ausência de sal nos pratos, como é o exemplo da Salsa e Coentros.

A salsa, cresce em terrenos bem drenados e expostos ao sol. Podemos consumi-la inteira (flores, caule, raízes e folhas) fresca ou seca e adicioná-la a pratos de carne, peixe, massa, arroz, sopas e saladas. Muito comum no Norte do país.

Os coentros, crescem em terrenos calcários bem drenados. Podemos consumir as folhas (frescas ou secas), as sementes e a raiz em pó e adicioná-los a leguminosas (ervilhas, favas), sopas, saladas, massadas, caldos de peixe e açordas, muito tradicional no Alentejo e Algarve.

As folhas da salsa são mais estreitas, recortadas e pontiagudas do que as dos coentros.

Do ponto de vista nutricional, são muito interessantes - baixo teor de hidratos de carbono e gordura, riqueza em micronutrientes (minerais e vitaminas), água e fitoquímicos.

A salsa é rica em vitaminas A e C, Cálcio, Fósforo e Folatos e os coentros em Potássio, Cálcio, Vitaminas A e C e fibra.

Para obter as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, deverá consumi-las frescas.

Atreva-se a provar!