A iniciativa surgiu após a candidatura do Município à Bolsa Pública de Espécies Florestais Autóctones, do projeto Floresta Comum. Relacionada com as áreas de projetos educativos e de parques florestais urbanos, estas ações de plantação permitem a melhoria e/ou a manutenção de parques urbanos públicos de forma a melhorar as características naturais e ambientais destes espaços.
Neste caso, o projeto contribui para a promoção das características da floresta portuguesa, assim como para as condições naturais e ambientais em espaços urbanos.
Esta atividade foi constituída por duas fases: no dia anterior, uma ação de sensibilização junto dos alunos, em contexto de sala de aula, onde foi abordada a problemática das alterações climáticas e a necessidade de aumentar da área florestal, e outra que consistiu da plantação propriamente dita.
Com esta realização, o Município pretendeu exaltar a natureza, relembrar a sua importância e estimular o carinho e o cuidado com o meio ambiente, levando a uma co-responsabilização na importância de preservar as árvores e o meio ambiente.