Com diversas ações previstas, o tema central deste evento cruza-se com o mote das Jornadas Europeias, ao pretender motivar uma reflexão para o valor do património cultural e para a necessidade de o preservar para as gerações atuais e futuras.
Esta é uma abordagem de elevada importância, num momento em que o contexto social está em rápida transformação e enfrenta desafios como a crescente digitalização, a aceleração da mobilidade das pessoas ou a crise climática.
As Jornadas Europeias deste ano, pretendem, por isso, mostrar que se tornou “imperativo reforçar o sentimento de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação do património comum, cuja riqueza reside na sua diversidade”.
São, aliás, questões como estas que se encontram subjacentes ao objetivo que norteia o evento “A Nossa Cultura sai à Rua”, pois na sua génese está a intenção ativa de salvaguarda, valorização e transmissão de um património material e imaterial ligado à vocação rural desta freguesia, assente na qual, ao longo das décadas, se têm desenvolvido fortes dinâmicas identitárias ainda hoje presentes na comunidade graças a um permanente esforço para transmitir este legado às gerações mais novas.
Com forte ligação às tradições, valores e à riqueza territorial da freguesia, “A Nossa Cultura sai à Rua” arranca, tal como nas edições anteriores, às 9h30, com um passeio que convida um grupo de utentes do Centro de Apoio a Idosos de Portimão a percorrer a zona da Espargueira, junto à Quinta da Rocha. Será uma verdadeira viagem pelo património natural, pela fauna e flora únicas, mas também pela vida selvagem da Ria de Alvor, guiada por Filipe Bally Jorge, chefe de Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Portimão.
Mais tarde, o foco será uma mostra dos sabores, arte e ofícios locais, com a festa a sair para o adro da Igreja da Mexilhoeira Grande a partir das 16h00. Será uma apresentação alargada de produtos agrícolas, alimentares, gastronomia e doçaria, artes e ofícios de índole tradicional local e regional, que se complementa com animação artística e musical presente ao longo do evento
Oficinas de demonstração para sentir e transmitir património
Uma das vertentes de “A Nossa Cultura sai à Rua” pretende relevar, valorizar e transmitir saberes a miúdos e graúdos de forma divertida e dinâmica, através de diferentes atividades de interação com o público que decorrerão no adro da Igreja da vila.
Neste contexto, às 17h30, terá lugar a rubrica Olha a Modinha – “Cantos do Algarve – A Cultura a Saí à Rua – Instrumentais”, pelo Grupo de Cantares Mexilhoeirense, que colocará o público a entoar algumas músicas conhecidas ligadas ao repertório popular. Já às 18h00, decorrem oficinas de experimentação, das quais se destacam “Vamos fazer empreita”, com a participação de Ana Carla Cabrita, e “Vamos fazer uma esteira com o Sr. José Luís”.
Falar da freguesia da Mexilhoeira Grande é também não esquecer o Rancho Folclórico da Figueira que tem vindo a manter viva uma das várias tradições locais. Às 19h10, o grupo atua e convida os visitantes a participar na oficina de danças tradicionais “Vamos dar um pezinho”.
Ainda com esta vila da freguesia em grande destaque, às 20h00, a Sociedade Recreativa Figueirense promove a oficina gastronómica “Sabores da Terra”, que vai ensinar os visitantes a confecionar as famosas papas ou xerém de berbigão, um bivalve que se apresenta como símbolo de outra das mais antigas tradições desta zona, quando famílias se juntavam para a apanha deste molusco na Ria.
Espantalhos e biodiversidade juntam-se à literatura
Ao longo de toda a tarde, decorrem outras atividades de experimentação que costumam ser bastante apreciadas pelos mais pequenos. Amassar os “passarinhos de pão doce”, preparar a taipa, pintar cerâmica, um atelier de plantação, moldar o barro e muitos jogos tradicionais, este ano dinamizados pelo “E.S.T.A.R. Projeto de Literacia em Saúde” são apenas algumas das ações previstas.
A Quinta Pedagógica de Portimão e a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes juntam-se a “A Nossa Cultura sai à Rua” com atividades dirigidas aos mais novos, que cruzam literatura, criatividade e consciência ecológica.
O desafio “Espantalho da Biodiversidade” convida as crianças a criar poemas, quadras e mensagens sobre a biodiversidade, que irão “vestir” um espantalho de tamanho real, posteriormente exposto na Biblioteca. Haverá ainda lugar à construção de “Mini-Espantalhos”, reutilizando materiais como serapilheira, palha, roupa e cordel, que poderão ser usados como marcadores de livros.
Ainda relacionado com a biodiversidade, a associação “A Rocha” vai continuar a colaborar para enriquecer este evento com um stand de divulgação e sensibilização para o património natural da freguesia.
Animação musical, teatral e… uma desfolhada
Numa freguesia que preserva as suas tradições e identidade não podia faltar neste evento a animação musical, que constitui, sem sombra de dúvida, um dos pontos altos da programação.
Às atuações de “Cantos do Algarve – A Cultura a Saí à Rua – Instrumentais”, pelo Grupo de Cantares Mexilhoeirense (17h30), e do Rancho Folclórico da Figueira (19h10), junta-se, este ano, o concerto dos Brasa Doirada (21h00), grupo que preserva o cante alentejano também como importante património português, onde não faltam as típicas modas que eram entoadas em vários momentos da comunidade.
Outra novidade este ano é que a introduzir a tradicional desfolhada a partir das 22h00, está previsto um momento de teatro com a participação especial do grupo mexilhoeirense Gilletes d’Aço. Seguir-se-á, para encerrar o evento, a festa “Há Baile no Adro”, animado pela dupla Paula e José Vicente.
Com um forte sentimento de pertença de identidade local, “A Nossa Cultura sai à Rua” é uma das festas mais acarinhadas pela população e é uma significativa manifestação do envolvimento de toda a comunidade, incluindo diversas associações locais na sua produção.
Aliás, toda esta programação conta com a colaboração do projeto “E.S.T.A.R e Viver bem na Freguesia” e com as parcerias das associações locais - Grão de Areia – Social, Ambiental e Cultural da Mexilhoeira Grande, A Rocha Portugal, Sociedade Recreativa Figueirense, Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, Santa Casa da Misericórdia da Mexilhoeira Grande, Paróquia da Nossa Senhora da Assunção da Mexilhoeira Grande e ACRA Alvorense.
É ainda relevante o apoio de toda a comunidade, com produtores, artesãos, comerciantes e particulares que se envolvem, participam e contribuem ativamente para o sucesso da iniciativa, enriquecendo-a com muitos saberes tradicionais que sobrevivem à evolução dos tempos.
A iniciativa “A Nossa Cultura Sai à Rua” é organizada pela Câmara Municipal de Portimão, com produção e implementação do Museu de Portimão e da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.
CM Portimão





