Esta celebração do património rural da freguesia está integrada nas Jornadas Europeias do Património 2024, este ano subordinadas ao tema “Rotas, Redes e Conexões”.
Ao longo da décima edição desta festa popular, serão diversos os momentos performativos, que estimularão o público a interagir e a conhecer práticas sustentáveis utilizadas no meio rural.
A associação In Loco é novamente parceira do evento, no âmbito do projeto Rota da Dieta Mediterrânica, que pretende apoiar os municípios e os seus operadores económicos a estruturar uma oferta turística durante a época baixa, tendo por base a identidade cultural da bacia do Mediterrâneo, por via da ligação entre os territórios do litoral e do interior.
Neste âmbito, decorrerá uma demonstração gastronómica inspirada nos sabores antigos, mas com alguns toques de modernidade, pelo ‘chef’ Rui Palma, havendo igualmente oficinas de experimentação sobre alguns ofícios locais, como a arte de trabalhar a cortiça para fazer um “cucharrinho” (pequena colher), a cargo do artesão Adelino Correia. Ao longo do dia, decorrerá ainda a demonstração de empreita, jogos tradicionais para pequenos e graúdos, entre outras atividades.
Homenagem ao escritor Nuno Júdice
Este ano “A Nossa Cultura Sai à Rua” celebrará o importante legado do escritor mexilhoeirense Nuno Júdice (1949 – 2024). Às 16h00, a marcar o início da festa, será inaugurado um mural de homenagem ao escritor e, entre as 17h00 e as 19h00, a iniciativa “Nuno Júdice – Biblioteca e Escritório de Portas abertas” possibilitará ao público uma visita àquele que foi o seu local de trabalho, na sua casa de família: o escritório e a biblioteca. A casa está localizada em frente à igreja da Misericórdia, na Mexilhoeira Grande.
A visita permitirá conhecer estes que foram os espaços de trabalho aquando das férias em família de Nuno Júdice. Várias histórias, memórias e curiosidades acerca da sua vida e obra irão surpreender os visitantes pelos recantos das várias salas.
À descoberta do património natural da freguesia
“A Nossa Cultura sai à Rua” inclui também dois momentos especiais dirigidos ao património natural da freguesia. Pelas 09h30 realizar-se-á um passeio orientado por Filipe Bally Jorge (Chefe de Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Portimão) pelo Património Natural e Vida Selvagem Da Ria De Alvor. O ponto de encontro será às 9h30 na Espargueira – Quinta da Rocha (Ria de Alvor).
Na parte da tarde, a Associação Cultural Dancenema organiza uma Caminhada Sensorial entre as 17h00 e as 19h30/20h00. Trata-se de um passeio pedestre, de cerca de 3km, pelo interior rural da zona de Alcalar. O passeio propõe pensar articuladamente património natural e cultural e será enriquecido pela proposta artística que nele se encerra. Além da orientação de Filipe Bally Jorge, conhecedor da biodiversidade desta zona, um contador de histórias narra a lenda ou fábula escondida neste percurso. Pelo caminho, no decorrer da narração, em determinados pontos-chave do percurso, os caminhantes assistirão a performances, músicos, bailarinos, cantores, além de poderem degustar sabores regionais.
Para a iniciativa "Caminhada Sensorial", os interessados poderão dispor de transporte fornecido pela autarquia. O ponto de encontro para o autocarro será às 16h30 no Clube Naval, em Portimão, com paragem em Alcalar para dar início ao passeio às 17h00 e com regresso para o mesmo ponto de partida às 20h00.
Estes passeios requerem inscrição prévia que poderá ser feita em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSctz4XRtZRdEAHQMAiMpU3Pvqq9nP5EwzT5bGivO0tuuNqb-g/viewform?usp=sf_link, ou através do contacto 96 189 19 52.
A desfolhada e música popular
A nível musical, destaque para a atuação do Grupo de Cantares Mexilhoeirense, que ensinará ao público algumas cantigas tradicionais, às 16h45.
Seguir-se-á uma oficina de danças tradicionais “Vamos dar um pezinho” e a exibição do Rancho Folclórico da Figueira, às 19h10. À noite, pelas 21h00 decorrerá o concerto da fadista Rita Raimundo, acompanhada à guitarra portuguesa por Ricardo Martins e António Correia na viola de fado.
Após um momento teatral “Era uma Vez… A desfolhada”, a cargo de João Bota, mentor do TIPO - Teatro Infantil de Portimão, a noite encerrará com a tradicional desfolhada à moda antiga, a que se segue baile animado por André Gonçalves.
Esta edição de “A Nossa Cultura Sai à Rua” estabelece este ano também novas colaborações, uma delas com o projeto "E.S.T.A.R e viver bem na freguesia", um projeto de literacia em saúde, iniciado em janeiro de 2024, que surge da colaboração entre profissionais de saúde voluntários e de grupos e associações da freguesia de Mexilhoeira Grande do concelho de Portimão. Outra colaboração mais recente é a Tic Tac Associação Desportiva Mexilhoeirense que organizará uma gincana para os mais novos.
A programação conta ainda com as parcerias das associações locais Grão de Areia, Sociedade Recreativa Figueirense, Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, Associação A Rocha Portugal, bem como da Paróquia da Nossa Senhora da Assunção da Mexilhoeira Grande e da Santa Casa da Misericórdia da Mexilhoeira Grande, além do apoio de toda a comunidade, particulares e comerciantes, que se envolvem, participam e contribuem ativamente para o sucesso da iniciativa.
“A Nossa Cultura Sai à Rua” é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, com produção e implementação do Museu de Portimão e da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, este ano novamente em parceria com a Associação In Loco.