A organização está a contratar 100 Mentores Pedagógicos
A Teach For Portugal, organização sem fins lucrativos, anuncia a abertura do recrutamento para o seu Programa de Desenvolvimento, com o objetivo de impactar mais de 27 mil alunos de comunidades vulneráveis em Portugal até 2028. O programa visa recrutar pessoas com forte compromisso cívico e potencial de liderança, para atuar em escolas de contextos desfavorecidos e contribuir para a melhoria dos resultados académicos e competências socioemocionais dos alunos.
Desde que iniciou a sua atuação no Algarve em 2021, a Teach For Portugal tem vindo a expandir o seu impacto na região, tendo já colocado 17 profissionais nas escolas públicas do Algarve e Alentejo Litoral (Alcoutim, Faro, Odemira, Loulé, Monchique, São Brás de Alportel e Vila do Bispo). Estes Mentores colaboraram e colaboram com oito Agrupamentos de Escolas, impactando diretamente 1530 alunos. 
Em 2022/2023, a Teach For Portugal conseguiu acelerar a redução das negativas em 51% entre os alunos acompanhados, comparativamente a turmas sem a sua colaboração.
A Teach For Portugal integra um movimento global, com presença em mais de 60 países, e a sua missão no Algarve segue o propósito de transformar a educação e combater a desigualdade através do recrutamento e formação de novos profissionais para as escolas mais carenciadas. O programa tem uma componente formativa comprovada, com uma duração de dois anos letivos, durante os quais os Mentores têm acompanhamento de tutores pedagógicos e de desenvolvimento.
Vanessa Silva, Professora na Escola Secundária de Silves e Alumni do Programa da Teach For Portugal, afirma que "a experiência como Mentora TFP fez com que eu compreendesse de forma prática que é necessário estar no sistema para o mudar. Então pareceu-me a forma perfeita de aliar um dos meus sonhos (ser professora) a um dos meus propósitos (tornar o ensino em Portugal num espaço e tempo que cuida dos diferentes intervenientes, principalmente das crianças e jovens).", pode ler-se no relatório de impacto da organização. 
O processo de recrutamento visa selecionar pessoas com potencial para causar um impacto significativo nas escolas e na vida das crianças em contextos vulneráveis. O programa é remunerado, com contrato de trabalho durante os dois anos (28 mil euros brutos, por 22 meses), e inclui uma formação intensiva, oportunidades de jobshadowing e acompanhamento contínuo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos Mentores.
O recrutamento de novos Mentores para o programa de 2025 está aberto até o próximo dia 4 de maio. Pessoas com licenciatura concluída até setembro de 2025, com forte compromisso social e potencial de liderança, são convidadas a candidatar-se. Mais informações podem ser consultadas no website oficial da organização.
 
Teach For Portugal