O artigo 32.º do Decreto-Lei N.º 50/2005, de 25 de fevereiro determina que:
“Os equipamentos de trabalho automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados”
O artigo 43.º, n.º 2, do referido Decreto-Lei adverte ainda que:
“...constitui contraordenação grave a violação do disposto nos artigos 4.º a 7.º e 10.º a 42.º”.
Neste sentido e no âmbito da parceria estabelecida entre o NERA e a Empresa Futurbrain - Centro de Formação, Lda., irá realizar a ação de formação Operadores de Máquinas de Elevação e de Transporte (Empilhadores), com o objetivo de colmatar uma falha existente na região do Algarve ao nível deste tipo de oferta formativa.
A ação de formação Operadores de Máquinas de Elevação e de Transporte (Empilhadores), com uma duração de 8 horas, destina-se a manobradores de empilhadores, motoristas e operadores de armazém e pretende dotar os(as) formandos(as) de competências para a prevenção dos riscos associados ao uso e ao manuseamento seguro dos equipamentos e cargas na operação de máquinas de elevação e de transporte.
O plano curricular desta ação engloba as seguintes matérias:
- Regras gerais de Higiene e Segurança e Movimentação Manual;
- Empilhadores e outros Equipamentos;
- Tipos e Componentes;
- Física da Máquina;
- Estiva e Operação;
- Manipulação sem Riscos.
Esta ação de formação Operadores de Máquinas de Elevação e de Transporte (Empilhadores), irá decorrer no dia 20 de julho de 2026, das 09h00 às 18h00, nas instalações do NERA, em Loulé, e terá um custo de 120 Euros (Valor isento de IVA).
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ AO DIA 15 DE JUlHO DE 2026.
Na expectativa de que esta informação vá ao encontro dos vossos interesses, aproveitamos a oportunidade para endereçar os melhores cumprimentos.
NERA
Loteamento Industrial de Loulé
8100-272 Loulé



