Partilhamos em seguida, para conhecimento, a agenda de ações da Associação Turismo do Algarve (ATA) – a agência responsável pela estratégia de promoção turística deste destino junto dos mercados externos -, prevista para fevereiro.
“Em fevereiro, vamos estar focados  em transformar os planos delineados para o novo ano em ações concretas, quer junto dos profissionais do setor, como dos viajantes que já começam a planear as suas próximas férias.
A captação de novas rotas aéreas continua a ser prioritária na nossa estratégia, pelo que começamos o mês com a participação no Connect Aviation Forum, onde iremos promover o Algarve junto de companhias aéreas, gestores de rotas e outros parceiros relevantes para alcançarmos este objetivo. 
Simultaneamente, vamos investir em ações dirigidas a segmentos emergentes, como o enoturismo e os eventos corporativos de luxo, que representam oportunidades de diferenciação e de valor acrescentado para o Algarve. Reforçar a nossa relação com prescritores profissionais – jornalistas, influenciadores e criadores de conteúdo – é igualmente essencial para garantir que as histórias e experiências autênticas da região chegam a um público cada vez mais amplo e diversificado. A nossa participação no International Media Marketplace será um marco importante para consolidar essa estratégia.
Adicionalmente, vamos continuar a inspirar todos aqueles que já imaginam as suas próximas viagens, com a promoção de várias motivações que fazem do Algarve um destino de eleição. Neste mês, o turismo de natureza e o turismo ativo vão estar em evidência, impulsionados pela Volta ao Algarve, evento incontornável que reforça a atratividade da região para os amantes do ciclismo. Ao mesmo tempo, apresentamos propostas de lazer e experiências familiares e personalizadas, que permitem aos visitantes descobrir o Algarve de forma única e memorável.
Estamos empenhados em fazer do Algarve um destino que cresce e se reinventa a cada instante, sempre com o olhar no futuro e nas novas possibilidades que ele traz.”
= André Gomes, Presidente do Turismo do Algarve
 
 
AGENDA:
 
1. Participação na feira FESPO & Golfmesse Zürich 2025
Data: 30 de janeiro a 2 de fevereiro 2025
Mercado: Suíça
O Turismo do Algarve vai estar presente na FESPO & Golfmesse, uma relevante feira de viagens na Suíça, onde irá promover a riqueza da oferta do destino, com foco especial no golfe, turismo de natureza e nas atividades ao ar livre.
 
2. Participação no evento Connect Aviation Forum
Data: 3 a 5 de fevereiro 2025
Multimercados
O Turismo do Algarve, juntamente com o Aeroporto de Faro, vai estar presente no Connect Aviation Forum, um evento dedicado ao setor da aviação e ao desenvolvimento de rotas, que terá lugar na cidade espanhola de Girona.
Reunindo vários profissionais das indústrias da aviação, turismo e viagens - entre os quais executivos de topo e gestores de rotas de companhias aéreas e aeroportos - este fórum proporciona uma plataforma estratégica para a realização de networking, promoção do destino e identificação de novas oportunidades de negócio relacionadas com o desenvolvimento de novas rotas para o Algarve.
 
3. Participação no evento inVOYAGE Rio 2025
Data: 8 a 11 de fevereiro 2025
Multimercados
O Turismo do Algarve vai participar no evento inVOYAGE Rio 2025, direcionado a profissionais que trabalham no segmento de eventos corporativos de luxo e que se irá realizar no Rio de Janeiro.
O objetivo desta presença é promover o Algarve como destino de eleição para eventos que cumprem os mais elevados padrões de exigência, destacando a diversidade e qualidade da oferta da região a esse nível. Esta será uma oportunidade para fortalecer a visibilidade internacional do Algarve junto de um público qualificado, para dar a conhecer os benefícios e as capacidades da região para acolher este tipo de eventos e para criar novas oportunidades de negócio e parcerias estratégicas.
 
4. Apresentação do Turismo de Natureza do Algarve, em Haia
Data: 13 de fevereiro 2025
Mercado: Países Baixos
Integrado numa ação organizada pelo Turismo de Portugal, o Turismo do Algarve vai ter a oportunidade de fazer uma apresentação da região enquanto destino de Turismo de Natureza e palco privilegiado para a prática de atividades ao ar livre junto de público selecionado e especialmente interessado neste tipo de oferta. Esta ação visa reforçar a imagem do Algarve como um destino sustentável e atrativo para os amantes da natureza.
 
5. Participação na feira Fiets and Wandelbeurs
Data: 14 a 16 de fevereiro 2025
Mercado: Países Baixos
Numa participação conjunta com associados da ATA, o Turismo do Algarve vai estar presente na Fiets and Wandelbeurs, feira vocacionada para o Turismo Ativo, que tem lugar em Utrecht. 
Ao longo do evento, a promoção do destino irá incidir sobretudo na sua oferta ao nível do Turismo de Natureza. 
Considerada uma das mais influentes feiras da Europa no que diz respeito a atividades e produtos relacionados com caminhadas e ciclismo, a participação neste evento vai permitir reforçar o posicionamento do Algarve como um destino de elevado interesse para a prática de atividades ao ar livre.
 
6. Participação no evento Wine Travel Week 
Data: 16 a 23 de fevereiro 2025
Multimercados
Realizada no Porto, a Wine Travel Week é um evento que reúne profissionais ligados à área do enoturismo, com o objetivo de promover destinos com experiências vínicas únicas. 
A presença do Turismo do Algarve nesta iniciativa tem como objetivo contribuir para o posicionamento da região como um destino emergente de enoturismo, evidenciando a crescente reputação dos seus vinhos e as experiências autênticas que oferece, combinando vinhos premiados com a cultura, história e natureza locais.
 
7. Organização de visita de familiarização ao Wine Travel Week post tour
Data: 19 a 22 de fevereiro 2025 (Algarve)
Multimercados
No seguimento da sua participação na Wine Travel Week, o Turismo do Algarve convidou um grupo selecionado de profissionais que aí vão marcar presença para, depois do evento, fazerem uma visita guiada à região, com o objetivo de conhecerem, no terreno, alguma da oferta do destino ao nível do enoturismo.
 
8. Participação no evento International Media Marketplace
Data: 17 e 18 de fevereiro 2025
Mercado: Reino Unido
O Turismo do Algarve volta a participar no International Media Marketplace (IMM), evento global de networking, com o intuito de estabelecer ligações com jornalistas, editores, influenciadores e criadores de conteúdos dedicados ao setor das viagens. Esta presença vai permitir fortalecer a sua estratégia de relações públicas, estando agendadas um conjunto de reuniões com vários destes profissionais, a quem o Turismo do Algarve dará a conhecer a diversidade de histórias e experiências que o destino tem para oferecer, de forma a potenciar colaborações e parcerias relevantes. 
 
9. Apoio a visita de imprensa: Volta ao Algarve
Data: 19 a 23 de fevereiro 2025
Multimercados
O Turismo do Algarve vai apoiar a visita de seis jornalistas internacionais que estarão na região para fazer a cobertura da Volta ao Algarve.
Sendo este um evento desportivo que conta já com um elevado reconhecimento e projeção mediática em vários mercados externos, levando imagens das paisagens da região a todo o mundo, espera-se que o apoio a esta ação seja mais um contributo para promover e despertar o interesse pelo destino, não apenas junto dos praticantes e entusiastas de ciclismo, mas de todo o tipo de visitantes. 
 
10. Participação na feira F.re.e Munich
Data: 19 a 23 de fevereiro 2025
Multimercados
O Turismo do Algarve vai participar na F.re.e Munich, a maior feira de viagens e lazer da Baviera e uma das mais visitadas da Alemanha.
Sendo este um evento vocacionado para a apresentação de atividades de lazer diversificadas, férias personalizadas e programas para famílias, a promoção do Algarve vai dar especial relevância às ofertas do destino relacionadas com Turismo de Natureza, Desporto e Saúde e Bem-Estar.
 
11. Organização de visita de imprensa: Volta ao Algarve Grandfondo
Data: 20 a 24 de fevereiro 2025
Mercados: Alemanha e Áustria
O Turismo do Algarve vai organizar uma visita de imprensa para seis jornalistas de publicações especializadas dos mercados alemão e austríaco, que estarão na região durante a Volta ao Algarve, com o objetivo de integrar a prova para amadores Grandfondo. Durante a estadia, estes participantes vão ter a oportunidade de explorar as condições ideais que a região oferece para a prática de ciclismo. Espera-se que esta visita permita reforçar a imagem do Algarve como destino de referência para os praticantes e entusiastas desta modalidade.
 
12. Participação na feira Danish Travel Show - Ferie For Alle
Data: 21 a 23 de fevereiro 2025
Mercado: Dinamarca
O Turismo do Algarve vai estar presente na Danish Travel Show -  Ferie for Alle, a maior feira de turismo da Dinamarca, realizada anualmente na cidade de Herning.
O evento reúne diversos operadores de viagens e destinos internacionais, proporcionando um momento estratégico não só para promover a diversidade da oferta da região junto de visitantes que procuram opções para as próximas férias, mas também para reforçar a presença do Algarve no mercado escandinavo.
 
 
ATA