Logo a seguir, o presidente do Parlamento, que recebe 5.799,05 euros brutos, isto é, um vencimento correspondente a 80% do salário do Chefe do Estado. E os restantes deputados? Estarão os seus salários ao nível do top 5 dos setores mais bem pagos do privado em Portugal?
No terceiro lugar da hierarquia de Estado aparece o primeiro-ministro, que recebe 75% do que aufere o Presidente da República, ou seja, 5.436,6 euros. Os ministros ganham 4.711,7 euros brutos e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa tem um vencimento ilíquido de 3.986,85, segundo o ECO.
Depois, o salário dos deputados, que fica em 3.624,41 euros – e que é o mais baixo de todos na classe política. Todos estes valores são brutos e sujeitos a descontos, mas ainda assim ficam acima da média da remuneração bruta total do setor de atividade mais bem pago, que é o setor da «eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio», cujo salário se fixava no segundo trimestre deste ano nos 3.372 euros. Um valor ainda assim muito superior aos 1.180 euros que a média dos trabalhadores em Portugal recebe.
Por: Idealista