GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

As redes de canalização de água e de esgotos constituíram um grande progresso para Portugal. 

No Algarve os esgotos são tratados na sua quase totalidade (50 milhões de m3/ano).

Apesar do tratamento a que são sujeitos os esgotos urbanos, quando rejeitados no meio hídrico são fonte de contaminação (patogénicos e químicos), prejudicando o ambiente, a saúde pública, a economia e o futuro das gerações vindouras…

Os patogénicos em presença multiplicam-se quando são lançados em cursos de água, barragens, aquíferos (figura) e praias…

Pelo contrário, quando as águas residuais são aplicadas na rega, assiste-se a um rápido catabolismo (morte) dos patogénicos provocado pela mudança do meio aquoso para o terrestre. Quanto aos químicos poluentes do meio hídrico (azoto e potássio), são os macronutrientes de que as plantas precisam...

Deste modo, a reutilização na rega além de constituir um recurso de água e de adubos para as culturas, tem vantagens em termos ambientais…

No Algarve, o aumento de esgotos tratados, devido ao acréscimo de população sazonal (turismo), coincide vantajosamente com as mais elevadas necessidades de rega…

A água é reutilizada desde tempos imemoriais (neolítico) e em muitos países - Israel (85%), Espanha (25%), Estados Unidos (10%), Portugal (1%)…

Outra origem de contaminação são as fossas sépticas quando os esgotos desta origem são vertidos no aquífero rochoso, abaixo do sistema solo-planta (figura). A rega de algumas árvores, ou até de vegetação natural, pode evitar a contaminação do furo do dono da fossa e do aquífero em geral…

Como consequência do aumento da reutilização das águas residuais tem-se assistido à publicação de legislação internacional (EPA-EUA, 2004; WHO-FAO, 2006; AQUAREC-CE, 2006; Espanha, 2007; Portugal, Dec. Lei nº119/20199).

A relutância na reutilização das águas residuais pode ser explicada por se tratar de tecnologia barata e passível de gerar retornos económicos… Quanto maior o atraso de uma sociedade, maior o desperdício…