Histórias há muitas. E na bagagem dos salteadores há uma mão cheia delas. Há aquela do carro que desafia um caracol, aquela em que aparece uma criatura mágica com quatro braços, aquela sobre o primo Afonso que quer ser jogador de futebol, aquela da sereia que canta fado ou aquela do rapaz que tem sempre zero a matemática.

E o que têm todas em comum? Absolutamente nada. Apenas a vontade destes três contadores muito peculiares de fazer saltar do papel para o palco histórias que foram escritas a pensar no público jovem, cosendo-as num espetáculo onde se intercalam as histórias com música, poesia e muito mais. Tudo numa amálgama completa.

"Salt(e)adores de Histórias" é a 28ª criação do AL Teatro, dirigida por Bárbara Soares, que também interpreta juntamente com André Cabrita e Filipe Gonçalves. 

Nos dias 22, 23 e 24 de Março há sessões para alunos do primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico, no Auditório do Crédito Agrícola, e no dia 25 de Março, sábado, às 11h e 16h na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense para o público em geral. Estas apresentações contam com o apoio do Crédito Agrícola de S. B. de Messines e S. Marcos da Serra e da Sociedade de Instrução e Recreio Messinense. Em Abril, os salteadores seguem para o Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, e contam as suas histórias nos dias 14, 15 e 16. 

A totalidade das receitas de bilheteira, dos espetáculos em Messines e Silves, reverte a favor de crianças curdas desfavorecidas e recentemente desalojadas por forças turcas, na zona Sur de Diyarbakir, no sudeste da Turquia, através da Youth and Change Association, associação curda parceira do AL Teatro, que organiza esta campanha onde participam associações de mais de 20 países europeus. O AL Teatro aceita donativos para esta causa através da conta da CGD com o IBAN PT50003502050000994513025, até ao próximo dia 20 de maio. 

 

Por: Al Teatro