Albufeira vai ser palco, pela segunda vez, do Campeonato do Mundo de Natação Adaptada, uma das mais importantes provas a nível internacional da modalidade. O evento traz até ao concelho mais de 400 pessoas, em representação de 23 países.
A competição vai ter lugar nas Piscinas Municipais e a comitiva portuguesa será representada por 10 atletas, três treinadores e um fisioterapeuta. Dos participantes em competição, dois são albufeirenses. O campeonato inclui ainda um programa social, que dará oportunidade às delegações desportivas de conhecerem o concelho de Albufeira. Trata-se de «mais um contributo para a valorização da nossa cidade ao nível do turismo desportivo», referiu o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.
 
De 15 a 23 de outubro, Albufeira acolhe a 10.a edição do Campeonato do Mundo de Natação Adaptada Albufeira 2022 e Natação Artística DSISO - Albufeira 2022, um evento organizado pela Federação Portuguesa de Natação, com o apoio do Município de Albufeira. O programa foi apresentado em conferência de imprensa na passada segunda-feira, dia 3 e vai trazer ao concelho mais de 400 pessoas, desde cerca de 200 atletas a pessoal técnico, em representação de 23 países: Portugal, Argentina, Albânia, Brasil, Canadá, Colômbia, Croácia, Espanha, Estónia, Eslováquia, Estados Unidos da América, Finlândia Grã-Bretanha, Irlanda, Iraque, Itália, Japão, Kuwait, México, Noruega, Nova Zelândia, Polónia e Roménia. A comitiva portuguesa é composta por 10 nadadores, sendo que dois deles são albufeirenses, três treinadores e um fisioterapeuta.
 
«É com muito gosto que acolhemos em Albufeira, a edição deste ano do Campeonato do Mundo de Natação Adaptada. Trata-se de um evento de grande dimensão internacional, que constitui mais um contributo para a valorização da nossa cidade ao nível do turismo desportivo», referiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo. O autarca revelou que «Albufeira é uma cidade inclusiva no verdadeiro sentido da palavra” assumindo que “este é mais um evento que promove esse mesmo título».
 
Os atletas competem de dia 17 a 22 de outubro, depois da fase de treinos, nas Piscinas Municipais do concelho. As provas têm vários estilos e distâncias e serão transmitidas via STREAMING na Natação TV. Do programa consta, ainda, uma iniciativa de cariz social que dará aos atletas em competição e às respetivas comitivas a possibilidade de conhecerem o concelho de Albufeira.
 
«Albufeira dispõe de todas as condições para a criação de eventos desportivos desta grandeza devido à excelência das suas instalações e equipamentos» sublinhou António Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação. O presidente da FPN destacou a importância deste evento de «referência internacional» e congratulou a autarquia, que pela segunda vez, «acolhe a competição nas instalações das Piscinas Municipais».
 
Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira e vereador do pelouro do Desporto e Juventude, assume que estes «eventos desportivos contribuem para a promoção de Albufeira como um polo desportivo de valor, não só devido aos equipamentos e instalações de qualidade, mas porque existe uma estratégia clara de valorização do desporto e da prática desportiva no concelho».
 
«De referir, também, que Albufeira irá candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto 2026 e, claramente, estes eventos de referência global são uma estratégia a longo prazo », informou o edil. José Carlos Rolo encerrou a conferência de imprensa com a certeza de que «a prova será um grande sucesso», destacando as competências dos atletas portugueses para a vitória.
 
Nesta conferência estiveram presentes dois atletas algarvios que já destacaram em diversos campeonatos de natação adaptada, Filipe Santos e José Vieira.
 
Apresentada foi também a mascote do Campeonato, o Sunny, um peluche risonho, em tons de azul.