Um estudo efetuado em 12 países da EU, de meados de 2012 a meados de 2013, refere que as pessoas com necessidades especiais efetuaram cerca de 783 milhões de viagens.
No próximo dia 22, quinta-feira, pelas 18h30, vai decorrer na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, o Debate “Turismo Acessível: oportunidades e obrigações”, uma organização da Acesso Cultura - Associação de Profissionais da Cultura, que tem por objetivo promover a melhoria das condições de acesso aos espaços culturais e da oferta cultural no país e no estrangeiro.
São oradores convidados: José Gameiro, Diretor do Museu Municipal de Portimão, e António Almeida Pires, Diretor Geral do Grupo Pedras (Pedras da Rainha e Pedras d`El Rey). A moderação do debate ficará a cargo de Idalina Nobre, Coordenadora do Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira.
A Acesso Cultura organiza mensalmente debates com profissionais do setor cultural para que possam refletir em conjunto sobre questões ligadas à acessibilidade – física, social e intelectual – que têm um impacto no trabalho e na relação com as pessoas de diferentes perfis.
Refira-se que uma recente pesquisa da Universidade de Surrey, encomendada pela União Europeia, indicou que o turismo europeu está a perder 142 milhões de euros todos os anos devido à infraestrutura deficiente e também serviços e atitudes em relação aos viajantes com necessidades especiais. Os investigadores acreditam que “se os destinos forem completamente acessíveis, a procura poderá aumentar até 44% por ano, o que resultaria em um adicional de 142 bilhões de euros do PIB e 3,4 milhões de postos de trabalho na economia europeia.
Se é profissional do Setor venha participar neste Debate! A entrada é gratuita.
Por: CM Albufeira




