Sábado (22) foi dia de festa do ciclismo em Albufeira. A saída para a 4ª etapa da Volta ao Algarve aconteceu na Avenida dos Descobrimentos, de onde o pelotão partiu para um percurso de 175,2km, até Faro.

O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, mostrou-se satisfeito com o acolhimento da prova e salientou que “é um privilégio para Albufeira fazer parte desta competição mítica, que mobiliza toda a região em torno de uma modalidade tão especial como o ciclismo”.

A última tirada antes do contrarrelógio decisivo de domingo culminou com a vitória do jovem ciclista belga Milan Fretin (Cofidis). A chegada ao sprint a Faro aconteceu depois de o pelotão ter conseguido anular a vantagem da fuga, a cerca de 17km da meta. Os ciclistas da frente foram alcançados depois de passarem grande parte da etapa em fuga, que se começou a desenhar pouco após a partida da Avenida dos Descobrimentos, em Albufeira.
A partida para a 4ª etapa trouxe o pelotão até Albufeira, onde ficou estacionada toda a parte logística da prova. Além dos ciclistas e das respetivas equipas, a cidade acolheu também milhares de entusiastas do ciclismo, que aproveitaram para assistir à partida da penúltima etapa da 51ª edição da Volta ao Algarve. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, manifestou “um grande orgulho por voltar a trazer a Volta ao Algarve até às estradas do nosso Município”. 
Além da partida do centro de Albufeira, a Volta ao Algarve passou ainda por vários pontos do concelho. Na tirada do dia anterior (21), os ciclistas passaram por Paderne, antes de iniciarem a subida até ao Alto da Fóia, em Monchique. Ao longo dos cinco dias de competição, o percurso do pelotão incluiu ainda passagens por vários outros pontos do interior algarvio, facto que motivou o presidente do Município a realçar a importância da prova na “divulgação de uma parte da região que nem sempre aparece nos destaques turísticos”.
A Volta ao Algarve tem-se assumido como um marco para a região, com milhares de pessoas a assistirem nas ruas à passagens dos ciclistas. Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Cristiano Cabrita, este tem sido um “contributo importante para sensibilizar as pessoas para a prática desportiva”. A poucos meses de se tornar capital europeia do Desporto, em 2026, o autarca relembrou a aposta que o Município tem feito nesta área e defendeu “um investimento cada vez mais significativo no Desporto enquanto fator de coesão social”.
A 51ª edição da Volta ao Algarve terminou no domingo (23), com um contrarrelógio que ligou Salir ao Alto do Malhão. Após terminar a 5ª e última etapa com o melhor tempo, o ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) conquistou a vitória na classificação geral, com 15 segundos de vantagem sobre o português João Almeida (UAE Team Emirates XRG). O pódio ficou completo com a terceira posição do belga Laurens De Plus (INEOS Grenadiers).