A Agência de Promoção de Albufeira – APAL, em parceria com o Município de Albufeira apresentaram no passado dia 20 de Agosto o Programa para a Passagem de Ano 2015/16, tendo como artista principal Anselmo Ralph a actuar na Praia dos Pescadores.

Foi no dia 20 de Agosto, o Dia do Município e feriado municipal em Albufeira, que a APAL – Turismo de Albufeira, numa parceria com o Município de Albufeira, apresentaram o programa de fim de ano para 2015/16.

A apresentação decorreu na Esplanada Dr. Frutuoso da Silva, lugar emblemático e de panorâmica privilegiada sobre a Praia do Peneco, tendo a mesma estado a cargo do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa e do Sr. Presidente da Direcção da APAL, José Lourenço dos Santos.

Do programa apresentado, faz parte a actuação de Anselmo Ralph, na Praia dos Pescadores, na noite de 31 de Dezembro, um dos grandes artistas da actualidade, seguindo-se à meia-noite o tradicional espectáculo de fogo-de-artifício.

Na Oura, o espectáculo de fogo-de-artifício também marcará o início de 2016, seguindo-se o evento Star Parede na Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, um desfile de artistas circenses que animarão as ruas e os estabelecimentos aderentes com malabarismos, acrobacias, números com fogo e muitas mais surpresas.

De 1 a 3 de Janeiro, na aldeia de Paderne, voltará a realizar-se o “Paderne Medieval”, evento que acolhe perto de 10.000 visitantes, num ambiente único, onde o núcleo antigo da aldeia prepara-se a rigor e apresenta um mercado medieval, onde não faltarão as iguarias gastronómicas, as artes e oficio de antigamente, exibições e actuações musicais alusivas à época, bem como um desfile histórico que retrata a cerimónia da entrega da Carta de Doação do Castelo e Vila de Paderne por D. Dinis à Ordem de Aviz.

De 1 a 4 de Janeiro e pelo terceiro ano consecutivo, realizar-se-á no Palácio de Congressos do Algarve, na Herdade dos Salgados, o Festival de Humor Solrir, que em 2015 contou com mais de 6 mil espetadores para verem subir ao palco os grandes nomes do humor  em Portugal, como Nilton, Aldo Lima, Serafim, Herman José, Ana Bola, Órcar Branco, Manuel Marques, entre outros, transformando o Solrir no maior evento de humor a nível nacional.

Para Jose Lourenço dos Santos, Presidente da Direção da APAL, “a apresentação do programa de fim de ano com 4 meses de antecedência é o resultado de muito trabalho e o entendimento e dedicação que todos os membros da Direção da APAL e seus Associados têm mantido, em articulação com os responsáveis da Câmara Municipal, visando impulsionar as festividades no Concelho, para que sejam mais

mediáticas e prolíficas, permitindo assim que toda a atividade se mantenha dinâmica e diferenciada num período de grande simbolismo para toda a comunidade.”

O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, refere “ que este ano, procurou em conjunto com a APAL dar resposta a uma legítima aspiração de muitos, antecipando o mais possível o anúncio do cartaz de fim de ano, permitindo-se assim que se possa fazer uma promoção mais atempada e planificada. Ao apresentarmos o nosso programa de fim de ano no pico de verão, damos também um importante sinal de que queremos promover ainda mais o nosso destino, convidando todos aqueles que escolheram Albufeira para passarem as suas férias nesta época, para nos visitarem fora do período estival.”

A Passagem de Ano em Albufeira é um dos maiores acontecimentos do género a nível nacional, celebrando em 2015/16, a sua 14ª edição, com um programa diversificado e que inclui diversos públicos.

De 31 de Dezembro a 4 de Janeiro: crianças, jovens e adultos, todos terão o seu lugar na Passagem de Ano de Albufeira.

 

Por: CM Albufeira