Durante o mês de setembro, as Galerias de Arte do Município abrem as portas a duas novas exposições.

Em destaque está a exposição de Belinha Silva, intitulada «Integração de Porcelana na Arte Contemporânea», patente na Galeria de Arte Pintor Samora Barros até 30 de setembro, e a mostra fotográfica “Amigos (Im)perfeitos” de Carlos Filipe, na Galeria Municipal João Bailote, com inauguração agendada para o dia 27 de setembro. Não perca, também, a oportunidade de conhecer os trabalhos dos participantes do concurso “Cores e Formas dos Nossos Artistas 2024”, em exposição na Galeria Municipal João Bailote, até dia 21 de setembro. No Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa, pode visitar as exposições “Mar Novo” de Ana Leonor Rocha e “Barcos de Pesca” de David Guerreiro.

Os espaços culturais de Albufeira apresentam, durante todo o mês de setembro, uma oferta variada de trabalhos que prometem cativar residentes e turistas, destacando a riqueza e a diversidade da arte contemporânea. As exposições, que incluem nomes de artistas locais e nacionais, oferecem uma ampla gama de estilos e abordagens artísticas, que vão da pintura à escultura.

Na Galeria de Arte Pintor Samora Barros está patente, até ao próximo dia 30 de setembro, a exposição “Integração de Porcelana na Arte Contemporânea” da artista Belinha Silva. Nomeada Embaixadora de Arte 2024, a artista apresenta um trabalho inovador, onde incorpora a porcelana quebrada e pintada nas suas obras, criando uma fusão que confere relevo e versatilidade aos seus quadros. A exposição inclui, também, peças em acrílico sobre rolo de tela, desenhos, colagens acrílicas e esculturas em bronze, revelando a sua enorme criatividade.

Na Galeria Municipal João Bailote, até 21 de setembro, decorre a exposição dos trabalhos participantes no concurso “Cores e Formas dos Nossos Artistas”. Realizado desde 1997, com periodicidade bienal, o concurso visa promover e valorizar artistas naturais ou residentes no concelho. A edição deste ano, sob o tema “Fala-me de Abril”, apresenta 19 obras que vão do desenho à escultura, explorando a memória e o impacto do 25 de Abril em Portugal.

A partir de 27 de setembro, a mesma galeria acolhe a exposição fotográfica “Amigos (Im)perfeitos” de Carlos Filipe. A mostra retrata animais de rua que, através da sua resiliência e capacidade de amar, transformaram a vida das pessoas que os acolheram, desafiando preconceitos sobre as suas limitações físicas e estéticas. A exposição destaca histórias comoventes de animais resgatados, vítimas de maus-tratos, sublinhando a beleza da diferença e a força do amor incondicional.

No Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa estão em destaque duas exposições de artistas locais. Na sala principal a exposição “Mar Novo” de Ana Leonor Rocha convida os visitantes a entrarem num diário visual, com a instalação “As ondas quebravam-se uma a uma”, em destaque no centro da sala, uma pintura a óleo intitulada “Liberdade”, ambas de grandes dimensões, um conjunto de desenhos e a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen. A artista utiliza uma abordagem contemporânea que combina diversos meios plásticos na construção das obras que ultrapassam um aparente carácter expressionista. Já na Sala Multiusos, David Guerreiro apresenta “Barcos de Pesca”, uma coleção de réplicas em miniatura dos tradicionais barcos de pesca portugueses. O antigo pescador de Olhos de Água começou a esculpir modelos em madeira de pinho aos 40 anos e, embora não venda as suas peças, continua a criar réplicas detalhadas de embarcações icónicas, como o Galeão ou a Traineira. As duas exposições estão patentes ao público até agosto do próximo ano.

As Galerias de Arte de Albufeira encontram-se abertas de segunda a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, enquanto o Centro de Arte e Ofícios funciona de segunda a sábado, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.