A cidade de Albufeira foi designada pela ACES Europa – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto para acolher a iniciativa «Cidade Europeia do Desporto 2026».
Esta escolha decorre após a visita da Comissão liderada por Gian Francesco Lupattelli, presidente da ACES Europa, durante a qual os seus membros tiveram a oportunidade de conhecer in loco as condições das infraestruturas desportivas, o trabalho desenvolvido pelo município e pelos clubes e associações desportivas do concelho e conhecer das perspetivas para o desporto em Albufeira.
A entidade promotora deste evento reconhece a excelência das infraestruturas desportivas apresentadas pelo Município, bem como o seu knowhow, capacidade para organizar e receber grandes eventos desportivos a nível nacional e internacional e o dinamismo do movimento associativo local.
A candidatura de Albufeira tinha como lema ´Desporto é para Todos” e apresentava como trunfo complementar a construção do Centro de Alto Rendimento Desportivo e do Pavilhão Desportivo em Ferreiras, associando as Juntas de freguesia , os clubes e associações do Concelho.
Em Portugal, a cidade de Albufeira sucede a Viseu (2024), Viana do Castelo (2023), Leiria (2022), Odivelas (2020) e Portimão (2019), retomando uma escola a sul do País.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P. congratula-se com esta decisão da ACES Europa, que vem contribuir para a consolidação do trabalho realizado pelo Município de Albufeira como destino de excelência de grandes eventos desportivos nacionais e internacionais, nomeadamente nos domínios do atletismo, basquetebol, futebol, golfe, natação, automobilismo e motociclismo, entre outras modalidades, a dinâmica dos seus clubes e associações desportivas, e para a dinamização da prática desportiva para todos ao longo de todo o ano.
Destaque se a finalizar o forte contributo do Desporto para o Turismo, muito embora não tenha sido o crucial da candidatura – mais centrada nas pessoas e em Albufeira, pois segundo a Organização Mundial de Turismo o turismo desportivo deverá crescer 16 por cento entre 2024 e 2030.
 
 
CCDR Algarve