Na passada quinta-feira, dia 9 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira deslocou-se ao Palácio Conde D Óbidos em Lisboa para receber o prémio «Autarquia do Ano» em quatro categorias distintas, ..

com os projetos «Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa», na categoria Cultura e Património, subcategoria Conservação do Património, o projeto “Centro Educativo Cerro do Ouro”, na categoria Cultura e Património, subcategoria Cultura Popular, o projeto “Tech in ALB – Tecnologia e Inovação em Albufeira”, na categoria Economia, subcategoria Inovação e Tecnologia e o projeto “Art Reef by Vhils”, na categoria Turismo, subcategoria Turismo Ecológico e de Aventura. José Carlos Rolo, presidenta da Câmara Municipal de Albufeira, revelou com a maior satisfação que “esta é mais uma prova viva do empenho do atual Executivo na promoção do crescimento do nosso concelho, nas mais distintas áreas”.

O Município de Albufeira voltou a ser um dos grandes vencedores do Prémio Autarquia do Ano, no passado dia 9 de maio, em Lisboa, no Palácio Conde D’Óbidos. A iniciativa, organizada pelo Lisbon Awards Group em parceria com o Jornal ECO, pretende homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais diversas áreas, pelas suas práticas inovadoras e pela gestão rigorosa do interesse público.

Albufeira arrecadou quatro galardões em categorias distintas, com os projetos “Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa”, na categoria Cultura e Património, subcategoria Conservação do Património, o projeto “Centro Educativo Cerro do Ouro”, na categoria Cultura e Património, subcategoria Cultura Popular, o projeto “Tech in ALB – Tecnologia e Inovação em Albufeira”, na categoria Economia, subcategoria Inovação e Tecnologia e o projeto “Art Reef by Vhils”, na categoria Turismo, subcategoria Turismo Ecológico e de Aventura.

José Carlos Rolo manifestou o seu maior agrado e garantiu que “esta é mais uma prova viva do esforço do atual Executivo na promoção do crescimento e da evolução do concelho nas mais distintas áreas”. O edil afirmou durante o seu discurso que “estas nomeações e premiações demonstram que estamos no caminho certo e a trabalhar arduamente e com dedicação para o desenvolvimento económico, sustentável e cultural de Albufeira”.

O presidente da Câmara Municipal sublinhou, ainda, que “todos os projetos representam uma mais-valia para a comunidade, para o desenvolvimento local e para aqueles que nos decidem visitar, como é o caso, da requalificação do Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa que deu ao Antigo Tribunal do concelho uma nova vida, capacitando o espaço para o ensino de artes tradicionais e que estão altamente conectadas com a cultura local e regional ou o ‘Art Reef by Vhils’ que oferece um novo olhar sobre a arte, o turismo e a sustentabilidade no concelho, através de uma exposição subaquática, instalada na Praia de Santa Eulália, com obras produzidas com materiais provenientes do desmantelamento de antigas centrais elétricas, que reforçam o ecossistema e a vida marinha circundante”.

Recorde-se, igualmente, que em 2023, o Município de Albufeira já tinha conquistado este prémio com os projetos “Albufeira no Combate às Alterações Climáticas”, na categoria Ecologia e Cuidado dos Animais, subcategoria Combate às Alterações Climáticas e “Albufeira com Coração”, na categoria Turismo, subcategoria Turismo de Saúde.