Os projetos “Desporto Escolar” e “Escola Ativa” distinguiram estabelecimentos de ensino, professores, alunos e Autarquia com os galardões que simbolizam o máximo empenho na promoção da Educação, Desporto e Saúde junto dos jovens do concelho.

No passado dia 25 de junho, o presidente da Autarquia de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, e o vice-presidente, José Carlos Rolo, marcaram presença na Cerimónia Final do Desporto Escolar / Escola Ativa – Algarve 2014, que decorreu no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O Município de Albufeira esteve em destaque no evento, conquistando diversos galardões atribuídos não só a escolas, professores e alunos do concelho, mas também à Autarquia. Para além das distinções Autarquia Ativa, Escola Ativa e Professor Ativo, relativos ao projeto “Escola Ativa – Programa de Combate à Obesidade Infantil na Região do Algarve”, o Município foi ainda condecorado ao nível do Desporto Escolar.

“Estamos orgulhosos por ver a comunidade escolar de Albufeira aqui reconhecida, fruto de um intenso trabalho em prol da juventude, da educação e do desporto. Para nós- Autarquia – é uma honra recebermos a distinção de Autarquia Ativa e Autarquia Desporto Escolar, como reconhecimento por todo o apoio logístico, ao nível de transportes e promoção que prestamos às nossas escolas”, salientou Carlos Silva e Sousa.

Recorde-se que, no âmbito do Programa de Combate à Obesidade Infantil na Região do Algarve, a Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve concebeu a "Escola Ativa". Desde o ano letivo de 2008/2009 que a Direção Regional de Educação do Algarve implementa este projeto de abrangência regional, cujo objetivo é melhorar a qualidade e quantidade da atividade física e desportiva dos alunos, através de estratégias cognitivo-comportamentais, e da sensibilização de toda a comunidade educativa para a problemática do sedentarismo infantil e de uma alimentação desequilibrada. Em Albufeira, foi desenvolvido um programa regular de atividades desportivas e investiu-se na implementação de uma alimentação equilibrada em todas as cantinas escolares, envolvendo todos os agrupamentos, num total de 14 escolas do 1º ciclo do ensino básico.

 

Por CM Albufeira