A edição de 2023 comemora 15 anos, sendo que os últimos 10 se realizaram na cidade algarvia de Albufeira.
Entre os dias 11 e 16 de abril cerca de mil e quinhentos jovens vão representar as seleções dos seus distritos nos escalões Sub-14 e Sub-16.
Este ano, as novidades são muitas. A primeira é que as finais vão ser «desfasadas», ou seja, as finais dos escalões Sub-14 feminino e masculino vão ser disputadas no dia 15, uma à tarde e outra à noite, para que o público possa assistir às quatro finais, uma vez que os escalões feminino e masculino de Sub-16 jogarão as finais no domingo, último dia da competição. A destacar também, o facto de todos os encontros decisivos serem realizados no Pavilhão Municipal de Albufeira.
José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, disse na sua intervenção, que «esperamos receber mil e quinhentas pessoas, mais acompanhantes, que vêm dar corpo aos dias da Festa do Basquetebol Juvenil». O edil falou ainda da importância destes visitantes para desenvolver o «turismo e a cidade de Albufeira».
«O desporto, para além do carácter competitivo, tem ainda o carácter económico e, no caso da Festa do Basquetebol Juvenil, uma vertente social e familiar muito forte», acrescentou o autarca.
Cristiano Cabrita, vice-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira e responsável pelo pelouro do Desporto, referiu que este é um evento de «excelência» para o Município depois de «muitas outras edições que já decorreram em Albufeira».
«A Festa do Basquetebol Juvenil revela o nosso empenho na promoção do desporto e do basquetebol. Temos todas as condições ao nível das infraestruturas desportivas para que em 2026 sejamos Cidade Europeia do Desporto», frisou.
O vice-presidente recordou ainda que «o Município de Albufeira tem o projeto de cooperação com a Federação Portuguesa de Basquetebol dos campos de Vale Faro, que estão a ser recuperados com o intuito de ter campos 3X3».
Por fim, referiu que «estamos [Município de Albufeira] de braços abertos para acolher os jovens e os seus pais».
Manuel Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, saudou o regresso da Festa do Basquetebol Juvenil. O responsável falou dos objetivos que tem para este evento, com a duração de seis dias. «O primeiro e mais importante é a celebração dos 10 anos de um dos maiores eventos de desporto juvenil federado e o maior de basquetebol português. O segundo objetivo, é possibilitar que todos possam assistir a esta festa e, portanto, pela primeira vez, iremos disputar todas as finais no Pavilhão Municipal de Albufeira. O terceiro objetivo é a inauguração dos novos campos 3X3 de basquetebol».
Tomás Barroso, Capitão do Benfica, que começou a carreira em Albufeira, esteve presente na apresentação do evento e mostrou-se satisfeito pela promoção que tem sido feita ao basquetebol. «Quero agradecer à Câmara Municipal de Albufeira este gesto que faz toda a diferença na vida dos atletas», frisou, não esquecendo o trabalho feito pela Federação Portuguesa do Basquetebol.
De norte a sul do país, bem como das ilhas, os jogadores e as jogadoras rumam a Albufeira para participarem na competição, mas terão também excelentes oportunidades de conviver, assistir a ações de formação, travar novos conhecimentos, mas acima de tudo de fazerem parte do maior evento de basquetebol realizado em Portugal.
A parceria da Federação Portuguesa de Basquetebol e da Câmara Municipal de Albufeira conta, como sempre com o apoio de todas as Associações de Basquetebol e dos habituais parceiros que anualmente se juntam à organização para que a Festa continue a crescer.
Por: Filipe Vilhena