As 3,2 milhões de dormidas e os 277 milhões de euros de proveitos totais, fazem com que 2024 tivesse sido o melhor ano turístico de sempre na região do Alentejo.
No ano 2024, o Alentejo registou 3,2 milhões de dormidas, 1,7 milhões de hóspedes e proveitos totais acima dos 277 milhões de euros (+12%), fazendo com que o ano passado seja o melhor ano turístico de sempre da região.
Embora os números do INE indiquem “um abrandamento da procura, mas em cima dos resultados de 2023, ainda crescemos no ano passado 4,2%”, José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo e candidato à agência responsável pela promoção externa da região nas eleições de 31 de março”, confirma que o resultado final “coloca-nos coloca ligeiramente acima da média nacional”.
Nos mercados externos, onde a região registou perto de 560 mil hóspedes e mais de um milhão de dormidas, o responsável destaca a resiliência do mercado alemão e o crescimento acima da média nacional no que toca ao mercado norte-americano. O maior desafio para futuro é o mercado espanhol, que perdeu espaço na quota dos mercados internacionais, considerando José Santos “a recuperação do mercado espanhol” como “uma das grandes bandeiras no nosso programa para a presidência da Agência Regional de Promoção Turística”.
 
 
Publituris