Uma dessas obras consiste numa ponte, de uso ferroviário, entre Chelas e o Barreiro, a terceira travessia do Tejo. Esta ponte vai possibilitar a redução do tempo de viagem de comboio até ao Algarve em 30 minutos e permitirá, por outro lado, o reforço das frequências entre o Algarve e Lisboa, já que desobstrui os acessos à capital.
Cristóvão Norte, deputado e Presidente do PSD Algarve, assinala que “esta é uma decisão que não foi tomada pelo bem que faz ao Algarve, mas faz bem ao Algarve. É essencial reforçar a frequência das ligações a Lisboa, diretas também do barlavento, e reduzir o tempo de viagem. Esta decisão traz-nos importantes benefícios regionais.”
Cristóvão Norte sustenta que “ é importante melhorar as condições das ligações inter-regionais, do Algarve com o resto do país, e tentar obter junto de Espanha um acordo para que, a prazo, o corredor mediterrânico compreenda o Algarve, mas isso exige a ligação de Sevilha a Ayamonte, e quem decide isso são os espanhóis; mas é fundamental avançar com o reforço da rede intra-regional: ligação ao aeroporto, correções de traçado para diminuir tempo dos percursos, de modo a criar um verdadeiro inter-cidades regional e ter uma política de transportes regional em que a ferrovia seja um dos sustentáculos.”
PSD Algarve