A AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve está já a trabalhar na 2ª concessão do serviço público de transporte rodoviário de passageiros.

Com o objetivo de definir as novas condições da concessão, nomeadamente a sua abrangência territorial, um único lote ou mais que um, a sua duração, exigências ambientais, compromisso financeiro dos municípios e o Plano de Rede e Oferta, estão a ser recolhidos contributos de instituições, técnicos do setor e dos 16 municípios algarvios. Igualmente fundamentais, as opiniões dos utentes e do público em geral irão ser recolhidas através da realização de inquéritos.

O trabalho que está a ser desenvolvido passa por perceber o que pode ser melhorado, em relação à 1ª concessão, que está em vigor, e o envolvimento da população e das autarquias neste processo é essencial para dar resposta às necessidades da região em matéria de transportes, sendo que questões demográficas, socioeconómicas e de ocupação do território algarvio, são determinantes para a definição da oferta.

A atual concessão, que teve início em dezembro de 2021 - com a nova rede a designar-se “VAMUS, Transportes do Algarve” e a AMAL a ser a primeira Comunidade Intermunicipal do país a avançar com esta medida - trouxe à região um serviço mais vasto, com novas linhas regulares e um novo Serviço Aerobus, com ligações entre alguns concelhos do Algarve e o Aeroporto de Faro, cabendo à AMAL a gestão de 98 linhas, das 106 linhas base de transporte rodoviário regular de passageiros no Algarve. 

Os dados anuais mais recentes indicam que, o ano passado, a procura na rede de transporte público do Algarve, registou uma subida de mais 111.766 passageiros, em relação a 2022. Registou-se uma procura de 3,34 milhões de passageiros, mais 3,5% do que no ano anterior. A análise à atual concessão é fundamental para desenhar a oferta futura, estando a equacionar-se, por exemplo, a possibilidade de alargar o Serviço Aerobus a mais concelhos algarvios, tendo em conta a procura que se tem registado a este nível.  

A concessão que está em vigor tem um prazo de cinco anos, terminando em novembro de 2026, mas dado que se trata de processos longos, que requerem um vasto trabalho preparatório, e sendo esta uma área com dimensão e impacto direto no dia-a-dia da população, a AMAL, enquanto Autoridade Intermunicipal de Transportes, está já a trabalhar na 2ª concessão do serviço público de transporte rodoviário de passageiros, contando, para tal, com o fundamental contributo de especialistas da área, dos utentes e público em geral e dos 16 municípios da região.

 

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