Iniciativa da Algar e da Sociedade Ponto Verde visa aumentar a reciclagem das embalagens de vidro e reduzir o impacte ambiental.

A Algar - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., em colaboração com a Sociedade Ponto Verde, acaba de lançar a campanha "Horeca no Algarve Recicla++ Vidro". Esta iniciativa, que abrange os 16 municípios da região, pretende impulsionar a reciclagem do vidro no setor de Hotelaria, Restauração e Cafetaria (HORECA), promovendo práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

O setor HORECA tem um papel crucial na produção de embalagens de vidro, um material que, além de ser 100% reciclável, pode ser reutilizado indefinidamente sem perda de qualidade. Ao reciclar vidro, poupamos recursos naturais preciosos, como a areia dos rios, reduzimos o consumo de energia, diminuímos as emissões de CO2 e evitamos o envio de resíduos para o aterro. Com a reciclagem, as garrafas e os frascos ganham uma nova vida, sendo transformados em novas embalagens de vidro.

"Para alcançarmos as ambiciosas metas da reciclagem de embalagens, especialmente as do vidro, é crucial continuarmos a cooperar, de forma sólida, e a adotar ações específicas que contribuam para esse efeito, como o projeto inovador ‘Horeca no Algarve Recicla++ Vidro’. O nosso programa ‘Juntos a reciclar ++’ permite dar continuidade a este trabalho conjunto entre a SPV, os SGRU, as autarquias e as empresas municipais, e reforça o nosso papel enquanto parceiro de referência na jornada de Sustentabilidade de todos os intervenientes da cadeia de valor”, refere a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.

Objetivos Ambiciosos para um Futuro Sustentável

A campanha "Horeca no Algarve Recicla++ Vidro" tem como meta envolver e sensibilizar cerca de 1.500 estabelecimentos HORECA, incentivando a correta separação e reciclagem das embalagens, com um foco especial no vidro. Esta ação não se restringe ao vidro, mas também abrange outros materiais recicláveis, como as embalagens de papel/cartão e de plástico/metal.

Um dos principais objetivos é incrementar a reciclagem de vidro em 10%, o que se traduz em mais 71 toneladas anuais de vidro reciclado. Para o papel/cartão e o plástico/metal, as metas de crescimento são de 3%, correspondendo a 86 e 31 toneladas por ano, respetivamente. A campanha também visa aumentar em 18% o número de estabelecimentos que aderem ao serviço gratuito "Comércio a Reciclar", anteriormente conhecido como "Algarlinha". Este serviço oferece recolha seletiva de embalagens, porta-a-porta, ao pequeno comércio, restaurantes e serviços.

 

Sensibilização Porta-a-Porta e a Importância dos Ecopontos

Durante a campanha, equipas de sensibilização da SUMA e técnicos da Algar, juntamente com representantes dos municípios, realizarão visitas, porta-a-porta, aos estabelecimentos HORECA. Estas visitas terão dois grandes objetivos: aumentar a quantidade de resíduos recicláveis recolhidos nos estabelecimentos já aderentes e promover a reciclagem e adesão ao serviço "Comércio a Reciclar" em novos estabelecimentos do referido sector.

Serão também distribuídos materiais informativos e brindes, além de afixados vinis nos ecopontos de rua, com o intuito de educar e desencorajar o uso inadequado destes equipamentos por parte dos comerciantes. É crucial sublinhar que os ecopontos são destinados apenas para o uso doméstico. Quanto aos estabelecimentos HORECA, devido à maior quantidade e dimensão das suas embalagens, têm à sua disposição o serviço da Algar "Comércio a Reciclar", gratuito, que inclui formação, sacos específicos para a separação dos resíduos e contentores de 120 litros para vidro. Além disso, contam com a recolha dos recicláveis diretamente no seu estabelecimento comercial.

 

Benefícios para os Municípios e Cronograma da Campanha

A campanha "Horeca no Algarve Recicla++ Vidro" visa não só melhorar a gestão de resíduos na região, mas também reduzir a quantidade de recicláveis enviados para aterro e otimizar o uso dos ecopontos. Espera-se que cerca de 4.500 pessoas sejam diretamente impactadas pela iniciativa, com um alcance indireto ainda maior, sensibilizando também os clientes dos estabelecimentos para a importância da reciclagem.

A campanha será desenvolvida em duas fases. A primeira, de setembro a outubro, focar-se-á na sensibilização e adesão dos estabelecimentos à reciclagem. A segunda, em novembro, dedicará esforços à monitorização dos novos aderentes, assegurando que a separação dos resíduos seja realizada de forma eficaz e sustentável.

 

Telma Robim, Presidente da Comissão Executiva da Algar, afirma:

"Com esta iniciativa, a Algar reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e com a melhoria da qualidade de vida nos municípios do Algarve, promovendo práticas de gestão de resíduos mais eficientes, destacando a importância da reciclagem de vidro.”

Acrescenta ainda: "Se tem um estabelecimento comercial e ainda não aderiu ao serviço gratuito 'Comércio a Reciclar', convidamo-lo a juntar-se a nós. Entre em contacto através da Linha da Reciclagem, pelo número 800 911 400 (chamada gratuita), ou envie um email para atendimento@linhadareciclagem.pt. Não perca esta oportunidade de contribuir para um Algarve mais sustentável!"

 

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