Esta decisão decorre da necessidade urgente de resposta à situação de crise humanitária provocada pela invasão da Ucrânia, e do consequente afluxo ao Algarve de um número crescente de refugiados ucranianos, requerentes de proteção temporária.
O apoio visa, não só permitir a melhoria da prestação de serviços de acolhimento temporário, mas também a promoção de uma melhor integração social os refugiados da guerra na Ucrânia.
O Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Faro, e os Centros Locais do Algarve (CLAIM), constituem respostas integradas aos refugiados e migrantes, prestando, entre outros, serviços de acolhimento especializado, apoio jurídico, psicossocial, apoio à inserção profissional e ao retorno voluntário, prestado por via de um atendimento especializado em diferentes suportes e línguas, através da ação de mediadores qualificados.
Com este apoio, prossegue-se o esforço do Algarve uma região inclusiva, não discriminatória e promotora dos direitos de cidadania para todos.
Pode encontrar mais INFORMAÇÕES sobre este e outros PROJETOS APROVADOS no âmbito do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 AQUI, com o apoio dos fundos europeus.