Sem questionar o mérito das escolhas efetuadas pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, para a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), o PSD/Algarve não pode deixar de salientar o facto de os novos elementos não possuírem qualquer ligação à região algarvia e, por conseguinte, ser expectável que na política de investimentos da APS para os próximos anos, os portos algarvios venham a ser preteridos, senão mesmo serem votados ao abandono, face aos seus congéneres do Alentejo.

Uma postura que irá certamente prejudicar todo um conjunto de investimentos que diversos agentes económicos privados tinham previsto para o próximo ano, nomeadamente no sector das pescas e atividades marítimo-turísticas e de recreio.

E que irá certamente contribuir para que seja adiado sine die a dragagem da bacia de manobras do Ria Arade e a melhoria do cais de acostagem de Portimão, cuja profundidade atual e a reduzida dimensão do porto inviabiliza a atracagem dos navios cruzeiros de grande porte, o que se traduz para o turismo algarvio, em geral, e para o turismo do barlavento, em particular, em prejuízos anuais de milhões de euros.

 

Por: PSD/Algarve