O Almancilense e o Lusitano enfrentaram-se, este sábado, em Vila Real de Santo António.

A tarde começou mal para a equipa de Almancil, que teve um penalti marcado contra si e ainda perdeu o defesa de esquerda Nilson, por causa de uma jogada perigosa. Mas, mesmo com um jogador a menos durante a maior parte do tempo, os visitantes reagiram e lutaram por um empate fora de casa.

Para o guarda-redes Francisco, o Almancilense poderia até ganhar, mas ele explicou que a primeira etapa foi ainda o período em que lidaram com a desvantagem. “A primeira parte foi complicada devido ao penalti e à expulsão, ainda estávamos num período de adaptação aos 10 jogadores e à maneira como o Lusitano jogava. Mas penso que na segunda parte a equipa reagiu bem e a mentalidade foi diferente. Fomos à procura de um empate, poderíamos ganhar”, analisou.

Os 90 minutos - Primeira Etapa

A partida começou sem grandes expectativas de vitória. Só aos 15`, Francisco precisou fazer uma boa defesa para salvar os visitantes, que responderam dois minutos depois com um belo remate à distância de João. Mas aos 24`, a situação piorou para o Almancilense: Nilson cometeu falta perigosa na pequena área, recebeu cartão vermelho de imediato e o Lusitano abriu o marcador, através da cobrança de penalti de Ricardo Bartolomeu.

Depois disso, os donos da casa cresceram na partida e partiram para o ataque. Aos 34`, o Lusitano teve mais uma grande hipótese, mas o clube de Almancil contou um pouco com a sorte e a bola bateu no poste. Três minutos mais tarde, o defesa central Igor salvou o segundo golo, afastando o perigo da baliza.

Já no tempo adicional, a equipa visitante apresentou uma reação, e Samuel, Rosário e Viriato fizeram boa jogada de troque de passes, mas a finalização passou apenas ao lado da meta.

 

Os 90 minutos - Segunda Etapa

O Lusitano voltou ao relvado com a vantagem e usou bem o tempo que tinha. Muitas paralisações para atendimento médico foram feitas e poucas emoções eram vistas. O Almancilense esforçava-se, mas não criava muitas jogadas de perigo, até que já aos 86` um ataque deu certo e Igor marcou o golo de empate.

Faltava pouco tempo oficial, mas muitos de adição e, aos 100`, a equipa de Almancil teve a oportunidade de virar a partida, com um penalti agora ao seu favor. O capitão Samuel cobrou, mas não converteu. No último minuto, os visitantes pediram mais um penalti, devido a uma falta em Manu, mas a partida foi finalizada sem tempo para qualquer decisão.

Para o guarda-redes Francisco, este final deveria ser diferente, mas ele destaca a importância geral da partida. “Tivemos, na minha opinião, um penalti ainda a assinalar, mas fizemos um bom jogo com dez jogadores e isso motiva para a próxima semana”, finaliza.