Os professores Maria Fael e José Marques, fizeram-se acompanhar de Letícia Alexandra, Letícia Fernanda, Ana Dutra, Diego Martins, Luís Pereira e Mateus Silva.
Os alunos tiveram oportunidade de abordar, enquadrados no tema «Desinformação e Cidadania», a forma como se faz a verificação jornalística dos factos.
As redes sociais, aceleraram a facilidade da desinformação e torna-se fundamental conferir a todos literacia na forma como se selecionam notícias fidedignas e com fontes credíveis. A Diretora dos jornais «A Voz do Algarve» e «A Voz de Loulé», Nathalie Dias, explicou como um jornalista faz a verificação dos assuntos que lhe chegam por diversas fontes.
Os alunos visitaram ainda o arquivo do nosso jornal, onde puderam conhecer exemplares de edições com mais de 60 anos de publicadas, datadas de 1953 e 1954, e onde foram feitas comparações com a atualidade: o material usado, os títulos, entre outros.
A Diretora aproveitou o momento para explicar aos alunos a história do jornal «A Voz de Loulé», que completa 70 anos, já no próximo dia 1 de dezembro.
Foi ainda apresentado o site do jornal «A Voz do Algarve» e explicada a forma como são introduzidas notícias na plataforma.
Este momento foi pautado pela curiosidade dos alunos, que receberam um dos nossos exemplares em papel e colocaram algumas questões à Diretora Nathalie Dias.
Por: Filipe Vilhena