A AMBIFARO – Gestão de Equipamentos Municipais, E.M., iniciou esta semana a instalação de um novo sistema de gestão e controlo de acessos ao parque de estacionamento do Mercado Municipal de Faro. A intervenção, resultante de concurso público, representa um investimento global de cerca de 100 mil euros, incluindo 92.127 euros (IVA incluído) para fornecimento e instalação do equipamento, e cerca de 7.000 euros para obras de adaptação das infra-estruturas de entrada e saída.
O novo sistema substitui o equipamento original de 2003, cuja atualização se tornou indispensável, e permitirá uma prestação de serviço mais moderna, eficaz e cómoda. Entre as novidades inclui-se a leitura automática de matrículas, que assegura identificação imediata e segura das viaturas, com maior fluidez e controlo, nomeadamente para utentes com avença. Serão também disponibilizados pagamentos eletrónicos por cartão bancário e MB Way, dispensando o uso de numerário e tornando o processo mais rápido e acessível.
Serão instaladas três novas máquinas de pagamento: duas na área comercial do piso -1 do Mercado Municipal, em local mais central e cómodo, e uma junto à receção do parque, substituindo o equipamento existente, com tecnologia mais recente e interface mais intuitiva.
A aguardada entrada por Via Verde, reclamada há anos pelos utentes, será ativada nas semanas seguintes, após finalizada a integração técnica. Esta funcionalidade garantirá acessos automatizados, em linha com os atuais sistemas de mobilidade urbana.
Os trabalhos de instalação decorrem ao longo desta semana e da próxima, sendo intenção da AMBIFARO manter o parque aberto ao público durante todo o período, com entrada livre nos dias 5 e 6 de agosto. Poderão, ainda assim, verificar-se condicionamentos pontuais, como poeiras, ruído e pequenos atrasos. A AMBIFARO agradece a compreensão dos utentes e garantirá que os trabalhos decorram com impacto mínimo.
Para Henrique Gomes, Presidente do Conselho de Administração da AMBIFARO, “esta modernização permite, finalmente, substituir um sistema com mais de duas décadas, dando resposta às legítimas expectativas de quem utiliza o Mercado de Faro. A introdução da leitura de matrículas, dos pagamentos eletrónicos e da entrada por Via Verde representa um sinal claro de compromisso com o futuro da mobilidade e com um serviço público de qualidade. É importante recordar que esta empresa tem enfrentado grandes dificuldades na prossecução das suas competências, desde logo devido ao peso das obrigações bancárias resultantes do financiamento do edifício do Mercado, que, só em 2025, representarão mais de um milhão de euros num orçamento de cerca de quatro milhões. Acrescem investimentos exigentes, como as obras de reabilitação da cobertura e do sistema de escoamento de águas pluviais, que representaram um esforço superior a 100 mil euros. No domínio da mobilidade, avançámos já com a substituição de um quarto dos parcómetros da cidade, tecnologicamente obsoletos há muitos anos, com o investimento de 96.621,42 € (IVA incluído). Apesar das dificuldades, a AMBIFARO tem sabido responder com responsabilidade e rigor, fechando todos os anos com resultados líquidos crescentemente positivos e trabalhando para superar as obrigações determinadas na concessão, fazendo desta empresa, finalmente, uma realidade viável”.
A entrada em funcionamento do novo sistema está prevista para os dias imediatamente seguintes à conclusão dos trabalhos, sendo a funcionalidade Via Verde ativada logo que tecnicamente viável.
A equipa da Ambifaro E.M.