A partir do dia 1 de outubro vai passar a vigorar o horário 12/24-12/48, há muito defendido pelo SNBP e solicitado pelos seus associados neste corpo de bombeiros. Foram ainda enquadrados os restantes horários de trabalho dos serviços.
De acordo com o SNBP, este acordo “só foi possível graças à flexibilidade e diálogo entre as partes, com grande abertura da direção da AHBV” , com o objetivo de garantir e melhorar a operacionalidade do corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António.
Para trás ficou um horário em que os bombeiros cumpriam durante quatro meses consecutivos o período de serviço entre a meia-noite e as 8 da manhã, apenas havendo rotatividade no final deste tempo. Uma situação que desde o início foi contestada pelos bombeiros e pelo sindicato, tendo o SNBP apresentado uma proposta de horário que salvaguarda ambas as partes e melhora a capacidade de resposta ao socorro.
Por: ANBP (Associação Nacional de Bombeiros Profissionais)