Para breve e para aquele local está prevista a instalação de três pequenas unidades de turismo rural.
Num primeiro momento, o promotor destes pequenos empreendimentos procurou concretizar com a Câmara Municipal de Castro Marim o Plano Pormenor do Alto da Cruz, propondo-se à conversão de cerca de 18 hectares numa área de turismo.
Após várias reuniões de trabalho, a Câmara Municipal de Castro Marim entendeu que seria mais interessante, menos intrusivo e mais ligado à estratégia confinada para o território, não aumentar a densidade de construção conforme implicaria o dito Plano Pormenor, e em concordância com o promotor, foram aprovados três pequenos hotéis rurais.
Estes três pequenos hotéis rurais vão manter a mesma tipologia de ocupação de solo naquele espaço e manter também todo aquele arvoredo, não trazendo mais carga urbanística para a área territorial do litoral do concelho de Castro Marim.
As unidades de turismo em espaço rural serão dispersas, cada uma assente nas instalações e nas pré-existências em toda aquela área envolvente, que irão trazer uma oferta turística diferenciada e consentânea com a baixa densidade do território.