Está aprovado o Orçamento e Plano de Atividades da APAL – Agência de Promoção de Albufeira, para 2024.

A Assembleia Geral, presidida por José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, decorreu no passado dia 19 de dezembro, no auditório da AHETA, edifício onde estão instalados os escritórios da APAL.

O plano de atividades inclui diversas ações promocionais distribuídas ao longo do ano. Destacam-se os vários workshops, num modelo que tem vindo a ser seguido em parceria com os associados, onde se apresenta o destino junto de imprensa e operadores, desenvolvendo em simultâneo um conjunto de reuniões de trabalho, contactos comerciais e oportunidades de negócio. É com este formato que a APAL prevê organizar diversas ações, nomeadamente no Porto e Norte de Portugal, Espanha (Sevilha e Madrid), Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos (Boston e Nova Iorque).

No capítulo das feiras e eventos promocionais, a APAL marcará presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa (fevereiro) e na Top Resa, em Paris (outubro), em ambos os casos com stand próprio. A participação em feiras é articulada em parceria com associados e autarquia. Neste caso, os participantes inscritos podem ter acesso a um balcão de atendimento e zonas para reuniões e apresentações, em condições vantajosas.

Em 2024, a APAL cumpre o seu 20º aniversário e a Direção vai aproveitar a efeméride para reformular toda a sua imagem institucional e promocional. Ao longo do ano, estão previstas várias ações com o objetivo de assinalar a data. Destaca-se a alteração da imagem corporativa da APAL, com nova logomarca e respectivas aplicações, o guia dos associados totalmente reformulado, uma revista corporativa, um novo vídeo promocional e uma publicação em livro com artigos e reflexões sobre o setor.

Um dos pontos altos do programa será o evento de celebração dos 20 anos da APAL, cujo formato será apresentado em breve. O objetivo passa por organizar uma mostra de associados que inclua apresentações e conferências, sessões de networking e um jantar de gala.

O reforço da promoção online e desenvolvimento de campanhas digitais, é também um dos objetivos que constam do plano de atividades, com campanhas direcionadas a mercados específicos que possam promover produtos, épocas específicas do ano, oportunidades e promoções. Esta aposta passa também pela reformulação do site promocional da APAL (visit albufeira.pt) e da articulação com a aposta na criação de conteúdos, redes sociais e marketing digital.

Na nota introdutória ao documento apresentado, à Direção da APAL coloca ainda como objetivos “a captação de novos associados que venham dar mais corpo a este projeto, bem como o reforço da comunicação com o ecossistema associado ao setor e com a comunidade em geral.”

Para Desidério Silva, Presidente da Direção, “2024 será um ano decisivo para afirmarmos a APAL como um player fundamental no contexto empresarial local, focado na promoção da marca Albufeira, mas que seja também um palco de partilha, de debate e de reflexão.” O dirigente reforça a ideia de que importa “darmos um novo impulso a esta associação” e apresenta algumas das medidas a implementar, nomeadamente a “renovação da imagem institucional, o desenvolvimento de um programa especial dedicado aos 20 anos da APAL, a apresentação de novos suportes de comunicação institucional e promocional e o foco em colocarmos em prática muito do que resultou das reuniões tidas com os nossos associados e entidades ligadas ao setor, implementando uma estratégia consensual que represente uma mais-valia para Albufeira, bem como para as empresas e entidades que estão ligadas à APAL.“

Refira-se que o orçamento da APAL ronda os 280 mil euros.