GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O apelido Amores, existe na Sicília, Aidones, pelo menos desde 1283, na pessoa do cavaleiro Gualtiero Amores (1283). Seria seu descendente António Amores, secretário do Duque Giovani di Randazzo e depois de Frederico III, Rei da Sicília (1355-1377).

Em Espanha, o local de origem é Tiraña, Laviedo, Oviedo ou, segundo outros, Castro Urdiales, Santander, onde os Amores estão referenciado desde o século XI.

Amores participaram (1238) na reconquista e constavam na lista do “reparto” de Castellón de Xátiva e do Valle de Alfandech, Villanueva de Castellón, Valência.

O apelido deverá existir no Algarve desde o tempo dos Muçulmanos, como sugere o nome da Quinta de Benamor (filho de Amor, que em Português daria o patronímico Amores), na Conceição de Tavira, atualmente o campo de golfe com o mesmo nome.

Mohammed ibn abi Amor (ou Amir), mais conhecido como al-Manṣūr (o Vitorioso), nasceu em 939 em Torox (Málaga), descendente de família Iemenita. Célebre personalidade de Córdoba, subiu na hierarquia do Califado desde fiqh (juiz), até se tornar no Califa “de facto”. Chefiou campanhas militares contra os Cristãos, assim como no Norte de África… faleceu em 1002.

Álvaro d'Amores é referido nas Actas de Vereação de Loulé de 1522-1527.

Deveria ser familiar próximo de Leonor d’Amores, casada com Rodrigo Álvares por volta de 1555, também de Loulé.

Outra ou a mesma Leonor d'Amores foi casada por volta de 1565 com Manuel Fernandes, de Faro, pedreiro de profissão. Manuel Fernandes era portador do marcador genético masculino Y – G2 (tal como o autor do artigo, seu 11º neto), característico dos primeiros agricultores do Neolítico, que aqui chegaram há 7.000 anos. A agricultura fora inventada na Anatólia três milénios antes…

Pedro de Amor, filho do moleiro João Martins e de Domingas Gomes, casou na Sé de Faro em 1615 com Guiomar Baião, filha de João Ávares e de Maria Calada, de Estoi. João Álvares, era por sua vez filho de Gaspar Rodrigues Baião e de Catarina Gonçalves, de Estoi, estes nascidos por volta de 1530.