GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O apelido Pombeiro é de origem toponímica. O couto de Pombeiro de Ribavizela foi pretensa do Conde Gomes Nunes de Pombeiro (filho de Nuno de Celanova e de Sancha Gomes), o qual foi casado com Elvira Peres de Trava (filha de Pedro Froilaz de Trava e de Maior de Urgel).

O apelido Pombeiro perdeu-se nesta família, apesar dos cinco filhos, entre os quais a célebre Chamoa “Flâmula” Gomes. Do seu casamento com Paio Soares da Maia nasceram Paio Pais “Zapata” e Pedro Pais “Alferes”. Depois de enviuvar ingressou no mosteiro de Vairão e envolveu-se com o primo Pedro de Tougues, de quem teve Soeiro Mendes “Facha” e com D. Afonso Henriques de quem teve Pedro Afonso e Fernando Afonso, Grão-Mestre da Ordem dos Hospitalários, candidato ao trono e assassinado em circunstâncias misteriosas ao regressar da Terra Santa…

Os do apelido Pombeiro virão de Randufo Soleimás, moçárabe (cristão vivendo sob domínio muçulmano) que se fixou na zona de Coimbra (Lousã), no tempo do Conde D. Henrique (1096-1112), há semelhança de outros cavaleiros como Paio Guterres (ascendente dos Silva), do asturiano Anaia Vestrariz ou dos francos Uzberto, Ebrardo, Artaldo, Rabaldo, Argimbaldo, Gauzelino, Durando (Mattoso J., 1998) …

Randufo casou com Axa Uzbertiz (filha do franco Uzberto) e é referenciado entre 1125 e 1160, quando recebeu de D. Teresa os senhorios de Outeiro Seco e de Pombeiro da Beira (Arganil) que deixou ao seu único filho varão, Pedro Randulfes.

Pedro Randulfes, que se encontrava na corte de D. Afonso Henriques entre 1156 e 1166, casou com Ermesenda Martins, filha de Martim Anaia (filho de Anaia Vestrariz) e de Toda Randufes (irmã de Pedro Randufes). Depois de viúva, Ermesenda voltou a casar com o alcaide de Coimbra (1180-1186) Vasco Pais Ramirão (filho de Paio Ramires, Mestre provincial dos Templarios e de Gondrote Soares). O senhorio de Pombeiro (fig. brasão) passou para Pedro Pombeiro, filho de Pedo Randufes, que vivia durante o século XIII…

Em Loulé encontrou-se Ana Pombeira, casada em 1574 com André Cordeiro…