GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O apelido Rolão pode ter mais do que uma origem. É o aportuguesamento de Roland, nome próprio de origem germânica - etimologicamente (Hrod-land) terra gloriosa. O mais famoso foi sem dúvida o Marquês da Bretanha e sobrinho de Carlos Magno que pereceu na batalha de Roncesvalles (Navarra) em 778, quando a retaguarda do exército Franco foi dizimada pelos Bascos. O episódio foi imortalizado, dois séculos e meio mais tarde, no poema épico “Chanson de Roland”.

O Armorial Lusitano (1961) atribui a origem da família a Jácome Roland d’Auxy que passou a Portugal em data incerta. O brasão (fig.) constava no Livro do Rei de Armas (1509). O brasão da comuna de Haussy na Flandres Francesa é idêntico ao da família. Jácome foi pai de Pedro Jácome Rolão e avô de Diogo Velho Rolão.

Johannis Rollam, de Beja, provável descendente dos anteriores era, em Março de 1488, procurador da Ordem de Avis <https://geneall.net/pt/forum/5431/roloes/>. Vicente Rolão, Cavaleiro da Casa Real (1550) de D. João III, pode ser filho do anterior Johannis como consta nos códices de Dom Flamínio.

Outro ou o mesmo Vicente Rolão era em 1511 clérigo capelão da Igreja de Santa Maria de Sagres.

Outro ou o mesmo Vicente Rolón, natural de Faro, foi co-fundador da cidade de San Juan no Uruguai (1542).

André Rolão, Cavaleiro da Casa Real, casou em Goa com Helena Ribeiro e fez testamento em Lagos (1545).

De Moncarapacho eram Catarina Roloa e Isabel Roloa e terão nascido por volta de 1520. Catarina casou com Martim Afonso Monteiro e Isabel com Brás Dias.

Maria Roloa (filha de João Martins e de Maria Vicente) casou em 1598 com Gonçalo Vaz (filho de Bartolomeu Afonso e de Polónia Luís) nascido em Loulé em 1576.

Francisco B. Rolão Preto (1893-1977) foi um dos fundadores do Integralismo Lusitano (1922) e líder dos Nacional-Sindicalistas (1933). Após golpe militar falhado contra Salazar (1935) parte para o exílio em Espanha. Estaria mais tarde ligado à Oposição Democrática ao Estado Novo. Foi agraciado por Mário Soares com a Ordem do Infante (1994)…