Ajuda destinada às famílias mais vulneráveis para compensar aumento dos preços dos bens alimentares. Registo de IBAN agiliza.

Há um novo apoio de 60 euros destinado às famílias mais vulneráveis para compensar o aumento dos preços dos bens alimentares, uma evolução que ganhou novas proporções com o conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia. E, agora, a Segurança Social (SS) avançou que este apoio vai ser pago de uma só vez no dia 29 de abril de 2022.

Foi no passado dia 25 de março que foi publicado em Diário da República o Decreto-Lei nº 28-A/2022 que estabelece medidas de apoio às famílias e às empresas no âmbito do conflito armado na Ucrânia. E foi neste âmbito que foi criado um “apoio extraordinário para mitigação dos efeitos do aumento extraordinário dos preços dos bens alimentares de primeira necessidade nas famílias beneficiárias da tarifa social de eletricidade por referência ao mês de março de 2022”.

“Este apoio, no valor de 60 euros, será pago uma só vez pela Segurança Social a 29 de abril de 2022”, refere a SS em comunicado. E diz ainda que a atribuição do apoio é automática, sendo “o pagamento efetuado preferencialmente para a conta bancária para maior celeridade”.

Para o efeito, a SS apela a que os potenciais beneficiários atualizem os dados da sua conta bancária. “O pagamento por transferência bancária é mais rápido e mais seguro. Se ainda não tem o seu IBAN registado, deve registá-lo através da Segurança Social Direta, no menu ‘Perfil’, opção ‘Conta bancária’”, esclarecem ainda.

Este novo apoio poderá alcançar um universo de 1,4 milhões beneficiários, segundo as contas apresentadas pelo então ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, no momento da apresentação da medida, a 14 de março.