Novos apoios do Governo para promover a contratação de jovens qualificados.

Os apoios à contratação de jovens qualificados, consistem na atribuição de apoios financeiros às empresas que celebrem contratos de trabalho. Estas iniciativas do Governo, agregam um conjunto de medidas que visam aumentar a empregabilidade dos jovens que se encontram no início da sua vida profissional, proporcionando oportunidades de crescimento profissional.

Enquanto empresa empregadora, ou enquanto jovem à procura de emprego é importante estares a par das diferentes iniciativas do governo neste campo. Por isso mesmo, reunimos informações sobre os programas de apoio. 

Contratação jovem: que apoios existem?

Apoios à contratação jovem: quais existem e como funcionam?
 
freepik

Os apoios à contratação são um conjunto de medidas que atribuem apoios financeiros às empresas que celebrem contactos de trabalho. Atualmente e para o ano de 2023 existem vários apoios destinados aos jovens que pretendem entrar ou dar os primeiros passos no mercado de trabalho

ATIVAR.PT

Esta medida consiste no apoio financeiro, por parte do Estado, aos empregadores que celebrem contratos de trabalho sem termo ou a termo certo. E começou a 27 de março de 2023 e termina a 29 de dezembro de 2023, pelas 18h00. 

O apoio apresenta um prazo igual ou superior a 12 meses, com desempregados inscritos no IEFP, com a obrigação de proporcionarem formação profissional aos trabalhadores contratados.

IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) faculta a documentação de apoio para te ajudar no processo de candidatura relativamente a:

  • Apresentação de candidaturas ao Incentivo ATIVAR.PT
  • Apresentação de candidaturas à Conversão de Contratos-Incentivo ATIVAR.PT
  • Lista de profissões alvo de majoração

Esta medida tem um regime de candidatura fechada e é financiada pelo Fundo Social Europeu. 

Compromisso Emprego Sustentável

Medida com caráter excecional e transitório que consiste na concessão, à entidade empregadora, de um apoio financeiro à contratação de jovens desempregados, sem termo, inscritos no IEFP, conjugado com um apoio financeiro ao pagamento de contribuições para a Segurança Social, no primeiro ano de vigência dos contratos de trabalho apoiados.

Valor dos apoios financeiros à contratação: 

Apoios à contratação jovem: quais existem e como funcionam?
 
IEFP

A medida é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Programa Avançar

Contratação jovem
 
Freepik

programa AVANÇAR consiste na concessão, à entidade empregadora, de um apoio financeiro à contratação sem termo, a tempo completo, de jovens desempregados, inscritos no IEFP, com qualificação de nível superior, e cuja retribuição estabelecida no contrato de trabalho seja igual ou superior a 1330 euros.

Um dos objetivos, da iniciativa do Governo, é a contratação, sem termo, de 25 mil jovens qualificados, prevendo o programa apoios financeiros de entre 8,6 e 12,4 mil euros para as empresas e descontos de 50% das contribuições para a Segurança Social.

Os jovens contratados até aos 35 anos, com qualificação de nível superior e inscritos como desempregados no Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), recebem, ainda, um apoio mensal de 150 euros. 

Promoção de Igualdade de Género no Mercado de Trabalho

Apoios à contratação jovem: quais existem e como funcionam?
 
freepik

Apoio financeiro às empresas que celebrem contratos de trabalho sem termo ou a termo certo, com desempregados inscritos nos serviços de emprego, em profissões marcadas por discriminação de género.

Desempregados inscritos nos serviços de emprego, abrangidos por medidas de apoio à contratação, que integrem o género menos representado numa profissão, ou seja, aquele em que não se verifique uma representatividade de 33,3%.

Apoio atribuído:

  • 20% do apoio atribuído no caso de celebração de contratos de trabalho a termo;
  • 30% do apoio atribuído no caso de celebração de contratos de trabalho sem termo ou de conversão de contrato de trabalho a termo em contrato de trabalho sem termo.

As candidaturas aos apoios do Governo são efetuadas através do portal iefponline  após a sinalização da oferta de emprego relativa aos postos de trabalho a preencher.

 

Por: Idealista