A Biblioteca Municipal de Silves acolherá no dia 17 de outubro, pelas 16h00, a apresentação do livro “Dantas e Severa - duas entidades portuguesas”, de Elsa Vieira.

A obra recorre à análise semiológica, cultural e histórica para fazer uma abordagem hermenêutica à peça «A Severa» do escritor Júlio Dantas, peça essa que retrata o universo e o modo de ser português na viragem do séc. XIX e início séc. XX.

«A junção e interpretação dos elementos históricos, literários, científicos e artísticos tornam este ensaio uma travessia funcional e crítica sobre uma época de mudanças estruturais muito ricas ao nível dos signos e da simbólica de identidade nacional, secular na cultura portuguesa», diz-se no prefácio do livro que agora será apresentado.

«Dantas e Severa - duas entidades portuguesas» é, ainda, um tributo ao Fado, atualmente património cultural classificado e o constatar da sua evolução na época retratada, já que foi o fado o agente motivador da investigação sobre Júlio Dantas e sobre Severa.

A atividade decorrerá na Sala Urbano Tavares Rodrigues, tendo entrada livre.

 

SOBRE ELSA VIEIRA:

Elsa Vieira, 37 anos, natural de Silves, licenciada em Educação Social desde 1999, Mestre em Cultura Portuguesa e atualmente Doutoranda em Sociologia – especialidade em S. do Trabalho e Estudos de Género – desde cedo se interessa pelo aspeto social e cultural do seu país.

A sua ligação com a música passa desde menina pelo acordéon e sua forma de construir a vida passa por criar valor às coisas simples, na sua representação mental transforma-las em Insígnias que deixam a sua marca intemporal.

Mulher, mãe, empreendedora, curiosa, procura desvelar neste ensaio mais um cantinho de Portugal!

 

Por CM Silves