A 37.ª edição do Troféu Joaquim Agostinho – Grande Prémio Internacional de Torres Vedras, na estrada entre 10 e 13 de julho, vai ser disputada por 16 equipas, oriundas de sete países e de três continentes.

Os 131 corredores participantes vão ter de enfrentar um prólogo e três etapas, num total de 489,4 quilómetros.

 

A corrida inicia-se às 17h00 de dia 10 com um prólogo de 7,6 quilómetros, em sistema de contrarrelógio individual. Os corredores partem da Avenida 5 de Outubro e terminam o esforço na Rua António Leal da Ascenção, em Torres Vedras.

 

A primeira etapa em linha vai unir Manique do Intendente (11h45) a Sobral do Monte Agraço (15h42), com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de terceira categoria. A segunda etapa terá 147,5 quilómetros, com início em Atouguia da Baleia (12h50) e final em Torres Vedras (16h14), depois de cumpridas sete voltas ao circuito urbano torriense.

 

A edição de 2014 do Troféu Joaquim Agostinho termina com a etapa rainha, 164 quilómetros a percorrer desde S. Martinho do Porto (12h00) até ao Parque Eólico da Carvoeira (16h04), com passagem pela serra de Montejunto (MM 1.ª cat.) antes da curta mas dura subida para a meta a coincidir com um prémio de montanha de segunda categoria.

 

Vão alinhar 131 corredores em representação de 16 equipas. Estão inscritas as seis equipas continentais portuguesas, Banco BIC-Carmim, Efapel-Glassedrive, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Dunas Douradas, OFM-Quinta da Lixa e Rádio Popular, às quais se juntam três equipas de clube nacionais, Anicolor, CC José Maria Nicolau e Liberty Seguros/Feira/KTM. De Espanha chega a continental Burgos BH e a equipa de clube da Andalucía, está ainda inscrita a equipa de clube francesa GSC Blagnac Vélo Sport 31, e as continentais Team Ecuador (Equador), Bridgestone Anchor

Cycling Team (Japão), 4-72 (Colômbia) e a equipa satélite da Omega Pharma, a checa Etixx.

 

A lista de pré-inscritos conta com os principais nomes do pelotão luso, uma vez que as equipas continentais portuguesas vão apresentar-se na máxima força. Da armada forasteira destacam-se os campeões equatorianos de fundo e contrarrelógio, respetivamente Byron Guama e José Ragonessi (Team Ecuador).

 

O programa desportivo da 37.ª edição do Troféu Joaquim Agostinho – Grande Prémio Internacional de Torres Vedras conta ainda, no dia 13 de julho, com o 3.º Memorial Joaquim Agostinho, um passeio de 70 quilómetros, com partida às 9h00 e chegada às 12h00, na freguesia da Carvoeira.

 

No dia 12, sábado, antes da entrada do pelotão do Troféu Joaquim Agostinho no circuito urbano, disputa-se, com partida e chegada nas imediações da estátua de Joaquim Agostinho, o Campeonato Nacional de Paraciclismo, cujo tiro de partida está marcado para as 12h45.

 

O Troféu Joaquim Agostinho – Grande Prémio Internacional de Torres Vedras é a corrida portuguesa há mais tempo consecutivo inscrita no calendário internacional UCI. A organização é da União Desportiva do Oeste, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras.

 

Autarquias envolvidas no Troféu Joaquim Agostinho

Câmaras Municipais: Torres Vedras, Lourinhã, Sobral Monte Agraço, Cartaxo, Cadaval

Juntas de Freguesia: U. F. Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa, Carvoeira, U. F. Carvoeira e Carmões, Atouguia da Baleia, Alcoentre, U. F. Dois Portos e Runa,  U. F. Lourinhã e Atalaia, U. F. A dos Cunhados e  Maceira, U. F. Maxial e Monte Redondo, Ponte do Rol, Ramalhal, Runa, São Pedro Cadeira, Silveira, Sobral Monte Agraço, Turcifal, São Mamede da Ventosa, São Quintino, U. F. Santa Maria, São Pedro e Matacães

 

Camisolas

 

Camisola Amarela      |Liberty Seguros                                           - Class. Geral Individual Tempos

Camisola Cinza          |Modecort                                                    - Class. Geral por Pontos

Camisola Azul            |Adega Ventosa - Alma. Vitis                          - Class. Geral da Montanha

Camisola Branca        |Pretrab                                                        - Class. Geral das Metas Volantes

Camisola Laranja      |Instituto Português do Desporto e Juventude- Class. Geral da Juventude

Faixa  vencedor da Etapa               |Águas do Vimeiro   

Prémio vencedor da Etapa              |Colchões Bom Repouso       

 

 

 

 

ALTERAÇÕES AO TRÂNSITO EM TORRES VEDRAS

 

10 julho, quinta-feira| Prólogo » Torres Vedras – Torres Vedras, 7,6Kms

17h00 - Partida do 1.º corredor, Av. 5 out.,

R. Batalha Reis, R. Maria Barreto Bastos, R. Vilenave D’Ornon, variantes, R. Vilenave D’Ornon, R. António Leal d`Ascenção, rotunda do repuxo,                                   - Meta – R. António Leal d`Ascenção, 26

A Rua Henriques Nogueira encontra-se vedada ao trânsito a partir das 14h, para parque e circulação dos carros de apoio.

A Rua Brigadeiro Neves Costa está vedada ao trânsito descendente para retorno dos carros de apoio.

 

12 julho, sábado| 2.ª Etapa » 147,5kms

12h50 - Atouguia da Baleia (Largo de N.ª Senhora de Conceição)

15h00 – Torres Vedras / circuito |1.ª passagem pela Meta (13’ cada volta à média de 44Kms/h)

                                     Serra Vila - Barro - Av. Ant. Leal Ascenção - Serra Vila

16h14 – Chegada final – Av. Ant. Leal Ascenção (7.ª passagem)

 

No dia 12 julho a Chegada da 2.ª etapa será realizada na Av. Ant. Leal Ascenção, em Torres Vedras. Este final será antecedido de 7 passagens pela linha de Chegada o que implicará alterações ao trânsito nas zonas envolventes ao itinerário da prova.

Visando acautelar a segurança dos participantes na corrida, dos veículos e do público solicitamos a sua colaboração procurando atempadamente vias de circulação alternativas, estacionamento fora das áreas afetadas e seguindo as instruções dos agentes da autoridade. Por eventuais incómodos pedimos desculpa e apelamos à sua compreensão.

 

Por UVP-FPC