No dia 14 de março, entre as 14h00 e as 18h00, vão ser apresentados os resultados finais do projeto de investigação BRIDGE - Unir a ciência e as comunidades locais para a redução do risco de incêndios florestais.

A conferência decorre na sala de eventos da Villa Termal de Caldas de Monchique e, além de partilhar com a comunidade local e com todos os interessados os resultados obtidos, pretende ser um momento de debate sobre a gestão dos territórios florestais deste município.

O BRIDGE foi desenvolvido por um consórcio de três instituições: Instituto Superior Técnico (IST), coordenador do projeto, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e Universidade do Algarve (UAlg). Iniciou-se a 15 de março de 2021, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico sobre Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

Partindo de uma abordagem antecipatória centrada na prevenção e na mitigação do risco de incêndio florestal, o projeto contou com o conhecimento tradicional das populações sobre as fragilidades do território e sobre os comportamentos protetivos mais adequados.

No BRIDGE, a mobilização e envolvimento da comunidade local foi uma condição central do projeto como abordagem de investigação. Pretendeu-se construir conhecimento com a comunidade e gerar uma maior consciencialização social do risco de incêndio rural, favorecendo o compromisso continuado com a estratégia de redução do risco consensualizada.

O concelho Monchique foi o caso-piloto da abordagem BRIDGE que se desenvolveu em três fases. A Fase 1 permitiu conhecer o território e as suas populações, avaliando as vulnerabilidades socio-ecológicas e as estratégias locais de adaptação ao risco de incêndio florestal.

A Fase 2 congregou toda a ação de capacitação local na forma de laboratório colaborativo através do qual se fomentou o diálogo entre as comunidades locais, a ciência e as organizações implicadas na gestão do risco de incêndio florestal. A Fase 3 visou partilhar o conhecimento e a abordagem BRIDGE de capacitação local para a redução do risco de incêndio florestal em Monchique e apoiar a sua replicação noutros territórios de risco.

A participação na conferência é gratuita e aberta a toda a comunidade e conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Alferce, de Marmelete e de Monchique, assim como da Câmara Municipal de Monchique.

 

UAlg