A associação lembra que os setores da cultura e dos eventos estão praticamente impedidos de trabalhar desde março de 2020, e se encontram atualmente a realizar testes-piloto sob rigoroso escrutínio, devido às limitações impostas pelo Governo a propósito da Covid-19.

Na sequência das imagens que o país assistiu como consequência da conquista do título de campeão nacional, em que foram permitidas aglomerações a milhares de adeptos e muitos sem estarem devidamente protegidos contra os perigos da pandemia, a Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE) vem por este meio expressar a sua profunda indignação face aos dois pesos e duas medidas aplicados pelo Governo no momento de tomar decisões em relação à indústria do futebol.

“É inacreditável a permissividade concedida a alguns, um pouco por todas as regiões do país, quando andamos há mais de um ano sem poder desenvolver a nossa atividade sob o pretexto de que os concertos, peças de teatro, festivais, e outros tantos eventos, são um risco para a saúde pública. Então como classificaria o Governo àquele espetáculo a que tivemos oportunidade de assistir, sobretudo nas principais artérias de Lisboa, através de todas as televisões? ”, questiona Pedro Magalhães, Presidente da APSTE.

“Convém não esquecer que existem pessoas neste país sem trabalho, que perderam negócios de toda uma vida, inclusivamente a passar fome, exatamente devido às condicionantes trazidas pela pandemia e que tantas vezes serviram de alibi para as autoridades impedirem o normal desenvolvimento das atividades”, acrescenta o responsável.

“O setor da cultura e dos eventos tem sido um dos mais afetados por este tipo de decisões e continuamos a atravessar uma espécie de período probatório em que, para podermos trabalhar, somos constantemente alvo de testes-piloto extremamente rigorosos. Já o futebol, sobretudo depois de vermos as imagens dos últimos dias, parece viver numa realidade paralela, em que tudo é permitido, sem prejuízo do que daí possa advir”, conclui Pedro Magalhães.

Sobre a Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE):

A Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos foi fundada em junho de 2020 no seguimento da criação do Movimento Cancelado, que resultou na chamada de atenção para a falta de representatividade do sector perante as entidades competentes, urge a necessidade de se organizarem.

Tendo em conta o alcance que o movimento conseguiu justifica-se a criação de uma Associação que permite reunir as empresas do sector de serviços técnicos para eventos, atualmente dispersos e sem representatividade no mercado.

O objetivo é caminhar no sentido de regular o sector, através da criação de normas e regras que visem a melhoria dos serviços a prestar pelos associados e melhor a imagem no que se refere à qualidade, seriedade e princípios a praticar.

Por: ASPTE