O Aqua Portimão, gerido pela Klépierre em Portugal, é agora a casa de aves como peneireiros-vulgares e andorinhões.

Esta iniciativa, em conjunto com a Vita Nativa, visa promover a fixação de aves em meios urbanos de modo a proporcionar um contacto mais direto entre comunidade e aves e promover o papel destes animais no controlo de pragas biológicas. 

O Aqua Portimão, é o primeiro centro comercial a acolher o projeto algarvio “Alojamento Local para Aves” da Vita Nativa, que se dedica à instalação de caixas-ninho, em diferentes zonas do Algarve. Foram instaladas 2 caixas-ninho para peneireiros-vulgares (ou falcões-peneireiros) e 5 caixas-ninho para andorinhões que podem ser vistas na fachada do centro comercial. No caso de ocupação dos ninhos por parte das espécies, serão instaladas câmaras de vídeo no interior dos ninhos para uma posterior transmissão em direto das imagens obtidas através de uma plataforma online e ainda da monitorização das aves.

A Vita Nativa é uma organização portuguesa sem fins lucrativos para a Conservação do Ambiente, que pretende promover o estudo e a conservação da natureza, divulgar e valorizar o património natural e contribuir para a participação ativa na defesa do ambiente e dos serviços do ecossistema. Iniciado em agosto de 2020, o “Alojamento Local para Aves” pretende estimular a fixação de mais aves em meio urbano para fomentar o interesse e proporcionar um contacto mais direto da comunidade em relação às aves, e promover e realçar o papel das aves no controlo de pragas biológicas. Mais sobre o projeto http://vitanativa.org/alojamento-local-para-aves/

 O compromisso com a sustentabilidade e com a comunidade são valores que o Aqua Portimão tenta incorporar em todas as suas ações, seguindo o eixo Act for Good. O apoio a projetos locais, a preocupação com o meio ambiente e conservação da natureza fazem parte do ADN do Aqua Portimão, que tenta promover o bem-estar da comunidade local e qualidade ambiental.

Venha conhecer a nova iniciativa ambiental do Aqua Portimão. Pode ter sorte e encontrar-se com um dos nossos novos inquilinos.