O pequeno Miguel sofre de uma doença rara e precisa de um transplante urgente de medula óssea. A Campanha irá ocorrer também, brevemente, em Lisboa, na zona Centro e no Norte do país.

Miguel, uma criança de seis anos, sofre de síndrome mielodisplásico, uma doença rara, cuja única esperança é o transplante urgente de medula óssea.

No início do ano, a mãe do menor apelou aos portugueses para que se inscrevessem como dadores para ajudarem a salvar a vida do filho.

Entretanto, já houve respostas e a Ordem dos Enfermeiros (OE) organizou uma campanha de recolha de sangue que arrancou, esta quarta-feira, no Algarve.

"Depois de mais de 60 pessoas se terem inscrito nesta região, as colheitas vão realizar-se nos dias 17 e 19 de fevereiro no serviço de sangue do Hospital de Faro e no dia 24 na sede da Associação de Dadores de Sangue do Barlavento, em Portimão", informou, em comunicado a ordem profissional.

Até ao momento, já foram também realizadas colheitas na Madeira e, assim que possível, "irão realizar-se também na sede, em Lisboa, e nas secções regionais do Norte e Centro, em articulação com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação".

"Ser dador de medula óssea não custa nada e pode salvar a vida deste menino e de muitas outras pessoas. Basta ter entre 18 e 45 anos, um mínimo de 50 quilos e 1,50 m de altura, ser saudável e nunca ter recebido uma transfusão de sangue. Vamos todos ajudar o Miguel!", apelou ainda a OE, na referida nota.

in NM, fevereiro 2021